Ciência

Tocofobia: medo extremo de engravidar e dar à luz tem nome e tem cura

por: Redação Hypeness

Conhece alguém que morre de medo de engravidar e dar à luz? Essa pessoa pode sofrer com tocofobia.

O transtorno é pouco conhecido e só foi reconhecido oficialmente em janeiro de 2000, após a publicação de um estudo pelo British Journal of Psychiatry, que analisou 26 casos da fobia.

A pesquisa evidenciou três tipos do transtorno: a tocofobia primária, que se desenvolve ainda na adolescência; a tocofobia secundária, normalmente gerada por um parto ou gravidez traumáticos; e a tocofobia como sintoma de depressão, associada à depressão prenatal.

As mulheres grávidas com tocofobia que tiveram sua escolha de parto recusada sofrem com taxas mais elevadas de morbidade psicológica do que aquelas que puderam escolher o tipo de parto“, acrescenta o estudo, indicando que a violência obstétrica pode ser um agravante do problema.

Entretanto, a tocofobia tem cura.

Seu tratamento deve ser feito através de acompanhamento psicológico, com preferência para profissionais que sigam a linha cognitivo-comportamental, como indica o Universa. Caso a paciente esteja grávida, é importante que o tratamento seja realizado em conjunto com o obstetra e o ginecologista que a acompanham.

Publicidade

Fotos via


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue