Ciência

Truques psicológicos tão geniais que você vai querer testar na primeira oportunidade

Redação Hypeness - 18/10/2018 | Atualizada em - 22/10/2018

Por mais que pesquisas, livros e experimentos a respeito do poder da linguagem corporal se multipliquem feito coelhos, sabemos que não há milagre que possa ser feito através somente do efeito indireto de nosso comportamento, corpo e postura. Há, porém, uma porção de pequenas dicas e truques, não só corporais como de comportamento e de linguagem que, quando postos em prática, podem sim melhorar e facilitar nossas relações em diversos contextos e situações.

Assim, separamos aqui 12 desses truques que podem ajudar nossa confiança e, com isso, influenciar no resultado de nossa atitude em situações adversas, desconfortáveis, difíceis ou simplesmente novas. Coloque-os em prática, e na pior das hipóteses, será capaz de criar laços e transformações positivas na sua relação com as pessoas – e, quem sabe, ainda perceberá mudanças efetivas em tais situações.

  1. Procrastinação

Para quem gosta de deixar pra depois o que é preciso ser feito – e vê as tarefas se acumularem com angústia – uma boa dica é pensar a respeito do que precisa ser feito antes de dormir. Assim, seu cérebro começa a efetivamente organizar o trabalho e, quando for a hora de efetivamente realiza-lo, uma boa parte do esforço mental já terá sido feito.

  1. Situações de enfrentamento

Se você sabe, por exemplo, que terá uma reunião dura com seu chefe, e que ele poderá pegar pesado com você, sente próximo a ele. É muito mais desconfortável brigar agressivamente com alguém quando essa pessoa está ao seu lado – e as coisas assim tendem a serem mais fáceis.

  1. Para aprender mais facilmente

Um jeito eficaz de aprender melhor sobre algum assunto é tentar explica-lo para outra pessoa. Nessa hora, costumamos simplificar o tema e reduzi-lo ao essencial e, assim, focar no que de fato é o mais importante sobre o que estamos explicando – e, assim, também aprendendo.

  1. Para demonstrar interesse

Essa é uma dica clássica: para causar uma boa impressão em alguém e conseguir se aproximar dessa pessoa, diga seu nome durante a conversa. É claro que não é preciso exagerar, mas repetir o nome de seu interlocutor é uma maneira eficaz de prender a atenção da pessoa, que se sente mais próxima e, com isso, mais engajada na conversa.

  1. Descobrir se alguém está olhando pra você

Quando nos bate aquela sensação de que tem alguém nos olhando, um caminho para descobrir da onde vem o olhar é fingir um bocejo enquanto olha pra esse que parece te observar. Como o bocejo é contagiante, a pessoa provavelmente bocejará de volta – e bingo!

  1. Olhar nos olhos

Apesar de ser por si só um bom truque para demonstrar interesse e aproximação, muitas vezes olhar outra pessoa nos olhos pode provocar incômodo. O truque é olhar entre os olhos da pessoa – que não perceberá diferença alguma, enquanto para quem olhar a estranheza é muito menor.

  1. Conseguir a informação que deseja

Se você fez uma pergunta e seu interlocutor não a respondeu ou respondeu parcialmente, uma dica é permanecer em silêncio e manter o contato visual ao longo desse silêncio. A tendência é que isso pressione um pouco a outra pessoa a responder de fato – vale tomar cuidado para não irritar quem está respondendo.

  1. Ter confiança antes de um evento

Ao invés de roer as unhas ou fumar um cigarro, se você está na ansiedade por um compromisso ou evento importante, tente mascar um chiclete. O motivo é interessante: nosso cérebro é programado para se sentir mais seguro quando estamos comendo algo.

  1. Finja um sorriso

Pode parecer o símbolo do contrário, mas o fato é que nosso cérebro troca informações constantes com o nosso corpo, e se estamos em um dia triste, fingir um sorriso é uma maneira de fazer nosso corpo afetar nosso cérebro, mesmo que não seja verdade. Assim, os neurônios ligados à felicidade também são afetados, e o sorriso falso pode virar um sorriso verdadeiro.

  1. Para tirar uma música da cabeça

Se você está enlouquecendo há horas ou mesmo dias com um trecho de uma música na cabeça, tente pensar no fim da música. Trata-se do que se chama de “Efeito Zeigarnik”, a ideia de que nosso cérebro se fixa mais em tarefas incompletas e lembra mais delas do que tarefas que foram concluídas.

  1. Para andar em ruas lotadas

Às vezes uma calçada se torna impossível diante de tanta gente disputando o caminho. Para conseguir superar melhor o tráfego humano, fixe seu olhar na direção que está caminhando – as pessoas tendem a olhar nos olhos das outras para saber em que direção estão indo. Com isso, elas desviarão de você.

  1. Para ser levado a sério

Quando for dar um conselho ou mesmo uma opinião sobre certo tema e quiser parecer mais esperto, confiável ou simplesmente ser mais levado a sério, estudos sugerem que um truque eficaz é dizer se tratar de algo que seu pai lhe ensinou. As pessoas tendem a confiar em figuras paternas, e assim ouvir melhor o que está sendo dito.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.