Inspiração

UFSCar lança portal de cursos online, gratuitos e com certificado

por: Redação Hypeness

A Universidade Federal de São Carlos, mais conhecida como UFSCar, é uma das mais reconhecidas do país, e está investindo no uso de tecnologia para cumprir o papel de levar educação a mais pessoas através de cursos online.

No último mês de julho a Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar lançou o PoCA, o Portal de Cursos Abertos da Universidade, que oferece cursos gratuitos e online a qualquer interessado, além de emitir certificações para quem concluir os estudos.

Por enquanto estão disponíveis cinco cursos, dentro das áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido, com carga horária que varia entre duas e dez horas.

A ideia é focar em cursos de extensão para profissionais de diversas áreas, e já estão sendo produzidos cursos nas áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação Especial e Tecnologias na Educação. Os responsáveis pretendem traduzir tudo para inglês e espanhol para aumentar o alcance das informações.

A princípio os cursos não contarão com tutoria, então cada aluno dirige a própria aprendizagem. Os materiais de apoio dos cursos ficam disponíveis para consulta na plataforma mesmo depois de as aulas serem concluídas.

Já são mais de 400 usuários cadastrados, e o PoCA está aberto à colaboração para criar mais cursos. O sistema incentiva docentes e técnicos-administrativos da UFSCar e de outras instituições de ensino superior a propor novos cursos, e a Universidade se disponibiliza a ajudar a montar o material didático.

Publicidade

Foto do PoCA via UFSCar

Foto ilustrativa via Pixabay (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Livro apresenta ‘medicina da imaginação’ no auxílio ao tratamento do câncer infantil