Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O parlamento europeu pretende dar um passo significativo na ofensiva contra o uso abusivo do plástico. A instituição aprovou uma proposta que prevê a proibição da venda de produtos de plástico descartáveis.
A ideia é que a medida entre em vigor já em 2021 e valha para toda a União Europeia. Foram 571 votos favoráveis e 53 contrários. Com isso, está vetada a comercialização de pratos, talheres, cotonetes, varas para balões e outros produtos de plástico de uso único.
Com a medida, o parlamento europeu espera diminuir em 70% a quantidade de poluentes de plástico presente nos oceanos. Vale destacar que, assim como acontece com os canudos, os itens barrados possuem alternativas menos nocivas disponíveis.
Mais plástico que peixe nos mares até 2050
“Nós estamos adotando a legislação mais ambiciosa contra o uso unitário do plástico. Precisamos agora conduzir as negociações da melhor forma possível para que consigamos colocar todas as medidas em prática”, declarou o belga Frederique Ries, responsável pelo projeto.
As novas regras colocam indústria do tabaco em xeque. O objetivo transferir aos produtores de cigarros com filtros de plástico os custos de limpeza, transporte e tratamento do lixo. Em 32 anos, foram colhidas mais de 60 milhões de bitucas nos oceanos. O mesmo vale para os produtores de pesca, que vão precisar contribuir para reciclar pelo menos 15% do plástico produzido até 2025.
Agora, a lei segue para o Conselho da União Europeia, onde será debatida por representantes dos governos nacionais. Os planos dos europeus chegam em boa hora, pois ambientalistas dizem que até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes.
Publicidade
Desde antes de nascer, a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicada em 2014, já era...
Quase três milhões de tubarões são mortos todos os anos e a culpa disso está, em boa parte, em maquiagens comuns...
Composta por mais de 7 mil ilhas, as Filipinas são um país propenso a desastres naturais e precisa enfrentar um grave...
Painéis solares instalados sobre os telhados de uma escola pública da cidade de Nova York estão oferecendo aos...
Detentos do presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, em MG, conseguem produzir até 400 caixas de legumes por...
Biólogos e especialistas em meio ambiente estão preocupados com o aumento de cetáceos (baleias e golfinhos)...
Garrafinhas PET, sacolas de mercado e embalagens diversas: estima-se que 20% do lixo que produzimos em casa é formado...
Tem dias em que dá vontade de largar tudo para o alto e viver no meio da floresta, né não? Se o "meio da...
A imensa quantidade de plástico acumulado nas praias e, consequentemente nos oceanos, é um dos maiores desafios do...