Criatividade

Vídeo mostra o poder da ilusão de ótica distorcendo rosto de celebridades com o foco do olhar

Redação Hypeness - 31/10/2018

Nossos cérebros são capazes de absorver uma quantidade impressionante de informação, mas não estão imunes a erros – e que às vezes podem ser bem grosseiros. E as ilusões de ótica são nada mais que truques divertidos que brincam com nossa mente.

Um vídeo publicado no YouTube há alguns anos viralizou após ser postado no Reddit dias atrás. Nele, rostos de celebridades conhecidas por praticamente todo mundo são colocados lado a lado, mas, ao focar a visão no ponto entre as fotos, suas faces se distorcem de maneira impressionante.

O vídeo foi criado por Sean C. Murphy, então estudante de biologia, e até rendeu um estudo mais aprofundado que buscou entender por que o cérebro produz a ilusão.

Os cientistas não chegaram a uma conclusão concreta, mas acreditam que tenha algo a ver com um fenômeno chamado “visual aftereffects”, algo como “efeitos visuais posteriores”. Basicamente é a ideia que o cérebro não é tão rápido assim na hora de processar informações visuais, e mistura imagens que já foram vistas com as atuais na hora de formar uma imagem.

Seja lá qual for a explicação científica, fato é que o vídeo impressiona, gerando comentários como “é grotesco” ou “parece que os rostos deles estão derretendo”, sem falar na inevitável vontade de pausar o vídeo para conferir se as imagens realmente não mudam enquanto estamos distraídos.

Publicidade

Foto de capa: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.