Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Vinte de novembro marca o Dia da Consciência Negra.
Para homenagear alguns dos ícones desta luta e lembrar que a telona é também um espaço de ativismo, listamos aqui cinco atores que são militantes do movimento negro.
A protagonista da série How To Get Away With Murder não esconde as dificuldades passadas para conseguir papéis na indústria cinematográfica sendo uma mulher negra. Em 2015, ela foi agraciada com um Emmy por seu trabalho e, ao lembrar do fato, fez questão de salientar a falta de oportunidades enfrentada: “A única coisa que separa as mulheres negras das demais sãs as oportunidades. Você não ganha um Emmy pelo seu trabalho se você simplesmente não os têm”, disse ela na ocasião.
O ator brasileiro é um dos mais atuantes do movimento negro no país. O ativismo foi das telas às páginas dos livros, com o lançamento de “Na Minha Pele”. A obra demorou dez anos para ser concluída e mescla histórias pessoais do artista com reflexões sobre questões de raça no Brasil. Em 2017, Lázaro Ramos e a companheira Taís Araújo foram homenageados pela ONU como algumas das pessoas negras mais influentes do mundo.
Nos anos 60, o cara foi apenas voluntário no funeral de Martin Luther King. Desde então, o ator despertou para o ativismo e a luta pelos direitos civis, embora negue ter feito parte dos Black Panthers.
Brasileira, a atriz Ruth de Souza voltou às telas recentemente, aos 96 anos. Nos anos 60, ela foi uma das primeiras mulheres negras a ganhar papel de destaque em uma novela. Em entrevista ao Uol em 2016, ela lamenta o fato de o racismo ainda ser um problema no Brasil. “Ainda há muita dificuldade. Falta educação. A pessoa que tem educação não tem preconceito racial”, destacou ela.
Ruth de Souza
Além de ser talentosíssima, Lupita Nyong’o é também uma grande ativista, participando de movimentos como o #MeToo, denunciando abusos do produtor Harvey Weinstein, e realizando campanhas de preservação da memória negra, como a que busca a manutenção da área de Shockoe Bottom, usada para tráfico de escravos nos Estados Unidos. Atualmente, a atriz empresta sua voz a diversas causas que vão dos direitos das mulheres à busca pela representatividade e diversidade étnica em Hollywood.
Com tanta história, Lupita não poderia ter sido uma escolha mais acertada para viver o papel da guerreira wakandiana Nakia, em Pantera Negra. O filme é uma das estreias deste mês no Telecine Play.
Lupita Nyong’o como Nakia, em Pantera Negra.
Leia também: Como a tecnologia está ajudando a combater os maus tratos animais no cinema
Publicidade
Muita gente usa a falta de tempo como desculpa para não fazer nada para ajudar os outros e não dar a sua pequena...
É inevitável, em algum momento da vida todo ser humano vai sofrer de dor nas costas. Os motivos são muito variados e...
A velhice deveria ser o período da vida em que as pessoas mais são acolhidas e cercadas de amor, mas infelizmente...
O sentido metafórico que a luta oferece, assim como o fato de ter sido meio para a amplificação de grandes causas e...
Se o imaginário dos filmes policiais do passado sugere que a culpa é sempre do mordomo, na vida real o sentimento...
Ganhar presentes pode ser decepcionante às vezes, mas quando ele mostra que a pessoa te conhece de verdade é bom...
A mente humana é capaz de coisas incríveis, mas também sabe caprichar nas doses de esquicitice. É o caso de um raro...
Priscila Pas e Elias Amorim são casados desde 2006 e sempre quiseram ter filhos: um biológico e um adotivo. Depois de...
Quantas vezes você já viu a palavra “trabalho” ser associada ao estresse e ao surgimento de doenças? Isso...