Arte

A história da foto do ataque de ácido de branco contra negra que viralizou nas eleições norte-americanas

por: Redação Hypeness

Feridas não cicatrizadas tendem a voltar a causar problemas. É o caso do racismo nos EUA, que, 50 anos depois da morte de Martin Luther King, segue precisando enfrentar os efeitos causados por séculos de escravidão, como episódios recentes incluindo os protestos de Colin Kaepernick na NFL e de Kendrick Lamar no Grammy.

Nos últimos dias, o debate eleitoral na Flórida foi marcado pelo racismo: Andrew Gillum é negro e candidato ao governo do estado pelo Partido Democrata. Seu adversário, o Republicano Ron DeSantis, causou polêmica ao recomendar que os eleitores não fizessem “macaquices” ao votar em Gillum.

Andre Gillum esteve no centro de polêmica racial durante eleição na Flórida

A controvérsia atual fez com que muitos lembrassem do passado da Flórida, um dos estados mais racistas dos EUA, onde o movimento dos direitos civis teve pouca força na década de 1960, até por causa dos milhares de assassinatos de negros que ocorreram na época.

Uma foto que se tornou conhecida no mundo todo há cinquenta anos voltou a circular nas redes sociais. Trata-se do protesto no Hotel Monson, em Saint Augustine, que não permitia a entrada de negros em seu restaurante – Martin Luther King foi preso por desafiar a discriminação étnica, e desencadeou novas manifestações no local.

Uma semana depois, no dia 18 de junho de 1964, ativistas negros e brancos invadiram o hotel e pularam na piscina. Jimmy Brock, o dono do Monson, não teve dúvidas: pegou uma garrafa de ácido clorídrico, usado para limpar azulejos, e jogou nos manifestantes para força-los a sair da água.

Os ativistas foram presos, mas a repercussão do protesto foi tão grande que, no dia seguinte, o Senado do país aprovou a Lei dos Direitos Civis, que acabou com a legalidade da segregação racial em espaços públicos e privados do solo norte-americano, depois de meses de debates. O ressurgimento da fotografia lembra à sociedade dos EUA que os problemas de cinco décadas atrás não foram inteiramente superados como alguns costumam concluir.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A internet se emocionou com encontro nostálgico de Angélica e o elenco de ‘Caça Talentos’