Inspiração

‘Aldeia das Crianças’: projeto de escola rural no Tocantins vence prêmio internacional de arquitetura

por: Redação Hypeness

Não são só as escolas maravilhosas erguidas em países ricos que ganham prêmios de arquitetura. Um projeto de escola rural no Tocantins acaba de abocanhar o Riba 2018, uma premiação internacional que ocorre a cada dois anos no Reino Unido (já falamos sobre ela aqui).

Trata-se da Aldeia das Crianças, uma escola rural localizada na fazenda Canuanã, a 327 km de Palmas. Anunciada como vencedor do prêmio nesta terça-feira, 20, a construção concorria com outros 20 edifícios de 16 países. Entre os finalistas estavam projetos em Budapeste, Milão e Tóquio. O edifício já havia sido reconhecido como melhor projeto de arquitetura educacional do mundo, em fevereiro.

O projeto do complexo é de autoria de Marcelo Rosenbaum e do grupo Aleph Zero. A construção prioriza técnicas de edificação locais, valorizando a herança indígena e melhorando a sensação de pertencimento das crianças. Entre os 800 alunos atendidos, a instituição conta com aqueles que frequentam o espaço apenas como estudantes e também com crianças que vivem no local em regime de internato.

Para oferecer um ambiente de lar para os pequenos, a aldeia ganhou duas alas: uma masculina e outra feminina. Ao todo, são 45 dormitórios, cada um deles com capacidade para até seis estudantes. O espaço conta ainda com áreas de convívio, como sala de TV, locais de leitura, pátio, varandas e espaços para rede.

Veja mais fotos:

Leia também: Alunos do 4º ano em Tocantins encontram forma linda de ajudar colega a superar um grave acidente

Publicidade

Fotos © Leonardo Finotti


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Médico envia cartão de Natal com perdão de dívidas milionárias de 200 pacientes com câncer