Ciência

Apenas um energético já aumenta o risco de derrame e infarto, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Muita gente recorre aos energéticos para lidar com a correria do dia a dia, em momentos tensos, como o final da faculdade, ou mesmo para se divertir com máxima energia nas baladas por aí. Mas a ciência está cada vez mais alerta para os riscos que essas bebidas podem trazer.

De acordo com um novo estudo, realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, ingerir apenas uma lata de energético é capaz de aumentar os riscos de ataque cardíaco ou derrame, e em apenas 90 minutos após o consumo.

Nesse período, segundo os pesquisadores, o diâmetro interno dos vasos sanguíneos é reduzido, em média, em 50%. Com metade do espaço, o sangue não circula de forma tão eficiente e pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos – e infarto ou derrame são apenas dois dos problemas que podem acontecer.

De acordo com os pesquisadores da Universidade do Texas, os altos índices de açúcar, taurina e cafeína dos energéticos são os culpados pelo fenômeno. 44 estudantes foram selecionados para participar do estudo, todos em plenas condições de saúde. Eles foram examinados antes e depois de beber latas de 710 ml de energético.

Os responsáveis pelo estudo alertam para os perigos de curto e longo prazo causados pelo consumo frequente de energético. Segundo as pesquisas, um terço dos adolescentes norte-americanos com idades entre 12 e 17 anos declara consumir bebidas do tipo regularmente.

Publicidade

Foto: Creative Commons CC0


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estágios iniciais do Parkinson são descobertos e indicam avanços em direção à cura