Debate

Após ser chamada de ‘negra fedida’, Erika Januza denuncia racismo à polícia

por: Redação Hypeness

Erika Januza, de 33 anos, foi protagonista da novela O Outro Lado do Paraíso e atualmente integra o time da Dança dos Famosos, no programa do Faustão. Como para o sistema racista o sucesso representa uma ameaça, Erika foi vítima de ofensas pelas redes socais e e-mail.

A atriz, que entrou na Justiça contra os racistas, diz que começou a receber os xingamentos no fim de outubro. Januza afirma ter juntado todas as provas e levado à polícia para a abertura de inquérito.

“Fui muito bem atendida pelos policiais e também estou contando com a ajuda de um advogado, que irá acompanhar o processo para mim. Meu desejo é encontrar os responsáveis e mostrar que eles que não podem se esconder atrás de nomes falsos na internet”, explicou ao jornal O Globo.

O racismo precisa ser encarado como um problema crônico da sociedade

Segundo Erika Januza, pelo menos 20 pessoas estão envolvidas no esquema. Quando fazia par romântico com o ator Caio Paduan em O Outro Lado do Paraíso, um internauta se referiu aos dois como ‘negros fedidos’.

Apesar de ter levado o caso à polícia, Erika Januza admitiu ter se sentido triste. Mas, enquanto mulher negra, ressaltou que precisa encarar o racismo de frente todos os dias. O que não é exclusividade dela, atrizes como Taís Araújo e a jornalista e humorista Tia Má, já receberam inúmeras mensagens de conteúdo racista.

“Esse tipo de comportamento das pessoas sempre me revolta muito. O desejo de ação é sempre maior em mim que o de tristeza. Vontade de fazer alguma coisa para resolver, vontade de falar, desabafar. Mostrar às outras pessoas que dizem que racismo não existe e que é ‘mimimi’ que ele existe, sim. Acontece todos os dias”, contou ao GShow.

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com 200 anos, árvore mais antiga de SP é danificada por obra