Inspiração

Após TCC escrito à mão, vovó de 88 anos se matricula na pós-graduação

21 • 11 • 2018 às 09:15 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Poucos exemplos de força de vontade e superação serão tão inspiradores quanto o de dona Luísa Valencic Ficara. Depois de comover a todos ao se formar aos 87 anos no curso de Nutrição do Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí, e de realizar seu TCC todo à mão, ela não se deu por satisfeita. Agora com 88 anos, essa imigrante italiana decidiu seguir seu caminho acadêmico e iniciar a pós-graduação em geriatria e gerontologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Dona Luísa em sua formatura

Segundo seus companheiros de pós, apesar de naturalmente ganhar a atenção de todos no curso, ela gosta de afirmar sua independência e capacidade, sempre com simpatia. O amor pela área da saúde sempre guiou seu caminho, e por isso ela procurou um curso que a permitisse ajudar as pessoas. Na geriatria ela sente que essa possibilidade de ajuda é plena.

A alegria de Dona Luísa em começar sua pós

Dona Luísa garante que, apesar do que dizem seus colegas, ela não é especialmente estudiosa, mas a curiosidade a faz prestar atenção nas aulas e manter a leitura em dia. E a pós não é o fim de seus anseios acadêmicos: ela garante que, enquanto a saúde permitir, seguirá estudando.

A dedicada estudante trabalhando

Seu próximo sonho é viajar para Londres, na Inglaterra. Quem pensa se tratar de uma viagem de turismo se engana: apesar de falar fluentemente italiano, português, espanhol e servo-croata, ela quer melhorar seu inglês. Aos 88 anos, dona Luísa está só começando.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness