Debate

Apple e Samsung são multadas por programar ‘morte’ de smartphones

por: Vitor Paiva

O nome pode soar complicado, mas todos já viveram seus efeitos: a obsolescência programada é a prática por empresas de aparelhos tecnológicos de desenvolver seus produtos para que durem pouco tempo, a fim de obrigar os consumidores a comprarem novas versões dos mesmos aparelhos. Um exemplo comum é a recorrente situação de perceber que, ao atualizar o sistema de seu smartphone, o aparelho passou a funcionar pior, e diversos apps deixaram de funcionar sem maiores informações ou saídas oferecidas pela empresa. Pois a Itália se tornou recentemente o primeiro país a combater tal prática, multando tanto a Apple quanto a Samsung por tal prática.

As duas grandes empresas de smartphones, Apple e Samsung, foram multadas na Itália

Segundo a imprensa italiana, as investigações começaram em janeiro, registrando danos diretos provocados pela atualização nos sistemas dos aparelhos de ambas as empresas. Para as autoridades locais, forçar o consumidor a comprar um novo telefone antes do tempo é uma “prática comercial desonesta”, especialmente pois não houve nenhum aviso dos possíveis danos nem opções de reverter a atualização. A multa é de 10 milhões de euros da Apple e 5 milhões de euros da Samsung.

Cliente compra novos aparelhos da Apple

Ainda que as evidências concretas a respeito da obsolescência programadas estejam cada vez mais vindo a tona, é possível perceber tal realidade na prática, não só vendo o processo se dar em nossos gadgets como lembrando de como os aparelhos funcionavam no passado. O Hypeness já noticiou diversos casos, como do casal de idosos que possuem seus eletrodomésticos funcionando há 60 anos, o café que conserta aparelhos de graça para protestar contra tal prática das empresas, e o americano que conseguiu assistir ao Netflix em uma TV de tubo dos anos 1970.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
10 personalidades que acreditam (mesmo) que a Terra é plana