Sustentabilidade

Brasil está entre 5 países do mundo com natureza intocada e tem obrigações em relação a isso

por: Gabriela Glette

O primeiro mapa dos ecossistemas intactos da Terra, resultado de uma pesquisa da Universidade de Queensland e da Wildlife Conservation Society (WCS), mostrou que apenas cinco países detêm 70% das áreas inexploradas do mundo e o Brasil faz parte desta lista. Porém, este privilégio carrega responsabilidades, sendo assim, ações são urgentes para que possamos preservá-las.

mapa natureza intocada 2

A vida selvagem só será garantida se estas áreas forem preservadas

A pesquisa será apresentada na Convenção sobre Diversidade Biológica, que acontecerá no Egito este mês. Várias nações vêm trabalhando para o desenvolvimento de um plano efetivo que garanta a preservação desta áreas pouco intocadas e sem ação do homem.

mapa natureza intocada capa 1

Temos muita responsabilidade pela frente

De acordo com o relatório, os países com mais territórios intocados são Austrália, Estados Unidos, Brasil, Rússia e Canadá e o objetivo é que estas nações trabalhem em conjunto para que isso continue assim. Apesar de esta parecer ser uma boa notícia, ela é também é preocupante pois mostra que mais de 77% das terras – excluindo a Antártica – e 87% dos oceanos já foram muito modificados pela intervenção humana.

mapa natureza intocada 3

“Já perdemos muito. Precisamos aproveitar essas oportunidades para garantir que estas áreas não desapareçam para sempre ”, disse um dos pesquisadores envolvidos.

Os pesquisadores dizem que os esforços precisam ser feitos em conjunto e dependem de políticas internacionais. O objetivo é ter uma meta e, eles dizem ser possível que esses ecossistemas restantes sejam preservados 100%. Os pesquisadores também afirmam ser importante que estes países tenham representantes e líderes que corram atrás desse objetivo e estimulem a população a fazer o mesmo. Afinal, já perdemos muito, não é mesmo?

Publicidade

Fotos 1 e 3: Unsplash

Foto 2: WCS


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Macacos invadem laboratório e ‘roubam’ testes de coronavírus