Ciência

Cães que dormem com os donos têm comportamento menos destrutivo, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Tem muita gente que afirma que gosta mais de cachorros que de pessoas. Os pets já contam um canal de TV exclusivo para eles no Brasil, uma espécie de Banco Imobiliário canino e, para aqueles que gostam de dividir quarto com cães, um hotel especial em São Francisco.

E se você não gosta nem de passar a noite longe de seu amado dog, uma pesquisa recente pode ser o argumento final para defender o hábito: cachorros que dormem no quarto do dono tendem a ter melhor comportamento, latindo menos e destruindo menos objetos, por exemplo.

A pesquisa foi conduzida por Alexandre Rossi, que viajou aos EUA para apresentar os resultados na conferência anual da Associação de Adestradores Profissionais de Cães, a maior comunidade de adestradores do mundo.

Alexandre produziu um questionário, divulgado através das redes sociais e respondido por mais de 60 mil pessoas, que continha questões relacionadas ao comportamento canino e também a hábitos como o local onde o animal dorme.

Segundo o adestrador, “cães que podem dormir no quarto do tutor durante à noite apresentam, com menor frequência, o comportamento de destruir objetos quando estão sozinhos, se comparados com aqueles que ficam dentro de casa, mas não podem dormir no quarto. E menos ainda do que cachorros que não podem dormir dentro da casa, ou seja, que ficam no quintal”.

Já sobre latir em excesso quando estão sozinhos ou rosnar e latir para as pessoas, “verificou-se uma frequência menor de sua ocorrência quando os cães permanecem dentro de casa durante a noite, não havendo grande diferença se for dentro ou fora do quarto”.

Segundo Alexandre, os resultados indicam uma tendência contrária à esperada pela maioria dos adestradores, que pensam que os cães que dormem com os donos podem ficar mimados e lidar mal com a solidão. Apesar disso, o pesquisador ressalta que é preciso fazer novos estudos para apontar se o hábito de dormir junto realmente afeta o comportamento canino ou se a impressão é fruto de coincidência, sem relação de causa e efeito.

Publicidade Anuncie

Fotos via Pixabay (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova pesquisa comprova cientificamente que homens com barba são ‘mais atraentes’