Inovação

Cientistas da NASA dizem poder extrair combustível de foguetes do solo marciano

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Um dos maiores problemas que a NASA sempre enfrentou na realização de viagens extraterrestres foi a questão do combustível. Não é tarefa simples transportar quantidade suficiente para ida e volta, sem prejudicar a performance das máquinas. Porém, cientistas afirmaram que estão trabalhando arduamente para que, em breve, seja possível extrai-lo do próprio solo marciano.

combustível foguete 2

Demonstração de mineração atmosférica na Swamp Works

A equipe, encabeçada pelo líder da NASA – Kurt Leucht, apelidou o método de ‘ISRU – utilização de recursos in situ‘ e afirma que, se confirmado, isso mudará radicalmente os rumos da humanidade, que não somente poderá realizar muito mais livremente suas missões, como também pensar seriamente em uma colonização.

combustível foguete 3

Simulação da tecnologia, no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida

A ideia é extrair água do solo vermelho característico de Marte, conhecido como regolito e, usar a eletrólise para transformá-la em hidrogênio e oxigênio. Em seguida, a combinação do hidrogênio com o carbono da atmosfera permitirá a produção de metano, que pode funcionar como combustível de foguete.

combustível foguete 4

A equipe tem trabalhado muito para que isso se torne realidade

Em breve a NASA enviará robôs para coletarem o regolito e, se após os testes necessários, o método se provar eficaz, o objetivo é um dia colocar este combustível em prática, tornando a viagem à Marte muito mais comum do que imaginamos:Esta tecnologia um dia permitirá que os humanos vivam e trabalhem em Marte”, afirmou Kurt ao site Futurism.

Publicidade

Fotos: NASA

 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Designers japoneses criam tintas sem nome para repensar como as crianças aprendem sobre cores