Ciência

Cientistas descobrem maneira de inibir o medo em cérebro de ratos

por: Redação Hypeness

Pesquisadores identificaram a área do cérebro responsável pelo medo e testaram ferramentas farmacogenéticas para inibir essa sensação em ratos, com sucesso. A descoberta pode ajudar a criar novas terapias para casos de estresse pós-traumático ou mesmo fobias – resta saber se vai funcionar para transtornos como a tocofobia ou a nomofobia.

Aprender a lidar com ameaças no ambiente é essencial para a sobrevivência. Permite que os animais, ratos ou humanos, antecipem danos e organizem comportamentos defensivos adequados em resposta a ameaças. No entanto, a aprendizagem aversiva pode se tornar desadaptativa e levar a condições patológicas, como síndrome do pânico, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático, para citar alguns“, diz um trecho da pesquisa, publicada na íntegra na revista científica Nature Communications.

Enquanto muitos casos são tratados apenas com terapia, que costuma ter resultados a longo prazo, os pesquisadores propõem o desenvolvimento de novas alternativas de tratamento. Para analisar essa hipótese, a equipe de cientistas observou ratos em um cenário de medo induzido e, com o uso de medicamentos, ativaram receptores dos neurônios de projeção no córtex pré-frontal dos animais.

Os resultados positivos indicam que novos tratamentos podem vir a ser desenvolvidos nos próximos anos. Vamos ficar de olho!

Leia também: Eles criaram apps para ajudar as pessoas a superarem o medo de altura e de falar em público

Publicidade

Foto em destaque: Freestocks/Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mosaico romano totalmente preservado é descoberto em vinícola italiana