Futuro

Cinco especialistas compartilham o que mais os assusta na inteligência artificial

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

No mês passado, engenheiros, investidores, pesquisadores e políticos se reuniram na The Joint Multi-Conference on Human-Level Artificial Intelligence para discutirem sobre inteligência artificial. Com palestras e workshops, a conferência chegou a algumas respostas em relação ao nosso futuro, mas também compartilhou certos medos coletivos, como o de perdermos nossos empregos para robôs, por exemplo.

debate inteligência artificial 1

A maioria dos participantes se mostrou muito preocupada com a questão econômica, por temerem que os seres humanos sejam rapidamente trocados por máquinas, porém outros realmente acreditam que poderá existir uma revolta, no estilo Eu, Robô – filme clássico com Will Smith, lembra?

debate inteligência artificial 2

Para separar a preocupação real do medo irracional, o evento perguntou para cinco especialistas em inteligência artificial sobre o que eles mais temem em um futuro em que ela seja avançada e, essas foram as respostas:

debate inteligência artificial 3

Até que ponto a inteligência artificial está mudando a maneira de nos relacionarmos?

1) Kenneth Stanley – professor na Universidade da Flórida

Eu acho que a preocupação mais óbvia é quando a IA é usada para machucar as pessoas. Existem muitos aplicativos diferentes onde você pode imaginar isso acontecendo. Temos que ter muito cuidado para não deixar esse lado ruim sair.”

2) Irakli Beridze – chefe do Centro de Inteligência Artificial e Robótica das Nações Unidas

Eu acho que os aplicativos perigosos para a IA, seriam criminosos ou de grandes organizações terroristas usando-os para interromper processos grandes ou simplesmente causar danos reais, como guerras digitais.”

3) John Langford – pesquisador principal da Microsoft

Acho que devemos tomar cuidado com os drones. Acredito que os drones automatizados são potencialmente perigosos em muitos aspectos. A computação a bordo de armas não tripuladas não é eficiente o suficiente para fazer algo útil no momento. Você pode ver que os drones já estão sendo usados na guerra, mas eles ainda são controlados por humanos.

4) Hava Siegelmann – gerente de programas de tecnologia de microsistemas do DARPA

“Toda tecnologia pode ser usada para o mal. Eu acho que está nas mãos dos que o usam. Eu não acho que há uma tecnologia ruim, mas haverá pessoas ruins. Tudo se resume a quem tem acesso à tecnologia e como a usamos.”
5) Tomas Mikolov – cientista pesquisador do Facebook
Quando há muito interesse e financiamento em torno de algo, também há pessoas que estão abusando dele. Acho desconcertante que algumas pessoas estejam vendendo inteligência artificial antes mesmo de nós, e fingindo saber o que problema vai resolver.”

Publicidade Anuncie

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Smartphone flexível e dobrável já é realidade