Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Margot James, Ministra Britânica de Comunicação Digital, acusou companhias aéreas que cumprem rota na ilha europeia de usarem o sistema de algoritmo para separar intencionalmente passageiros da mesma família.
O método, segundo Margot, acontece no momento do check-in e pretende forçar clientes a pagarem pela marcação de assentos. Ela diz que o assunto é alvo de investigação há mais de um ano pela Civil Aviation Authority (CAA), do Reino Unido.
O órgão aponta que a prática de taxar a marcação de assentos rendeu em um ano mais de 175 milhões de libras, cerca de 860 milhões de reais.
A suspeita dos passageiros se intensificou em meados de 2017, quando alguns deles perceberam que estavam sendo separados e só poderiam viajar ao lado dos parentes caso pagassem pelos assentos. Entre as empresas listadas está a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa.
A prática de separação pode colocar a segurança aérea em risco
“É um meio muito cínico de exploração, para enganar o público em geral. Algumas companhias tiveram a ousadia de dividir os passageiros identificados pelo sobrenome, então quando os familiares querem viajar juntos, são cobrados a mais”, protestou Margot James.
A Ryanair, por sua vez, nega ter mudado os assentos e que as pessoas que não pagam pelo serviço têm os lugares “aleatoriamente” escolhidos. A CAA ouviu mais de 4 mil pessoas e constatou que os viajantes da Ryanair tinham chances maiores de serem separados. Cerca de 35% dos entrevistados foram separados.
Existe também o temor com a segurança dos passageiros. O Grupo de Operações de Voo da Royal Aeronautical Society (FOG) argumenta que dividir os passageiros pode prejudicar a efetividade em operações de emergência, como em acidentes, justamente pela proximidade e intimidade entre membros da mesma família.
“A CAA concorda que os assentos de membros da família deveriam ser juntos, uma vez que com familiares separados fica mais difícil procurar uns aos outros em uma evacuação de emergência, o que pode ter um impacto sério no fluxo de passageiros para saídas de emergência”.
Publicidade
O jornal francês Le Parisien acaba de divulgar um vídeo e uma sequência de fotografias de uma jovem sendo agredida...
O ex-secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, é acusado pela esposa de uma série de agressões. Maria...
Como seria um futuro permeado por realidade virtual até mesmo nos mais simples detalhes do nosso cotidiano? É isso...
Ana Maria Braga e o repórter Thiago Oliveira receberam críticas por debocharem de um prato da culinária africana....
Michelle Thomas, uma blogueira e gerente de um café em Londres, foi vítima de gordofobia de um paquera que conheceu...
Seis pessoas elvolvidas na captura, torutura e na morte de um tubarão no litoral do Ceará foram autuadas pelo Ibama...
Uma reportagem do UOL revelou mais um evento de racismo institucional no Brasil. Eduardo de Assis Fernandes,...
Foi encontrada uma pista sobre o paradeiro do empresário Paulo Cupertino Matias, de 49 anos, responsável pelos...
O verão brasileiro sempre foi lançador de tendências. A cada ano que passa vemos uma moda surgir, ao mesmo tempo que...