Inspiração

Death Cafes: as pessoas estão se reunindo em cafés para falar sobre a morte

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Ela é inevitável, mas poucos falam sobre o assunto. Quando pensamos em morte, geralmente é lembrando de estatísticas como a que indica que o Brasil é o país do mundo com mais vítimas por arma de fogo ou ao vermos casos de pessoas ameaçadas por motivos absurdos (como esse e esse aqui). Agora, criaram um espaço só para falar sobre bater as botas. São os Death Cafes.

Tratam-se de encontros em que desconhecidos se reunem para conversar sobre seus anseios a respeito da morte. Pode ser um agente funerário, uma enfermeira, um advogado, alguém que perdeu uma pessoa querida ou mesmo você. Ali, todos são iguais, em reuniões que funcionam como uma espécie de alcoólicos anônimos com temática macabra.

Flores murchas.

Death Cafe é o nome da organização que criou o conceito e também dos eventos organizados com essa proposta. As reuniões acontecem em diferentes lugares, que vão desde agências funerárias até cafés de verdade. Todos os encontros são gratuitos e os organizadores costumam oferecer algo de comer e beber aos presentes. Mais de 7 mil Death Cafes já foram realizados em 61 países.

Segundo a organização, o objetivo é “aumentar a conscientização sobre a morte com uma visão de ajudar as pessoas a fazer o máximo de suas (finitas) vidas“. A ideia não é chegar a nenhuma conclusão, mas apenas oferecer um espaço confortável para falar sobre o assunto sem receber olhares estranhos.

No Brasil, já foram criados 37 eventos do tipo, em cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Itabira. Na capital mineira, o próximo encontro acontece no dia 17 de novembro, às 16h, na Cafeteria do Produtor (Rua Pernambuco, 380). São Paulo sediou duas reuniões na última semana e a próxima está marcada para o dia 1º de dezembro, às 15h30, no Ventania Culinária e Poesia (Rua Flórida, 1595).

Publicidade Anuncie

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cocar na ciência: Índio pataxó é o primeiro mestre em química da UFBA