Arte

Diretor de ‘Senhor dos Anéis’ restaura e colore 100 horas de filmagens da Primeira Guerra Mundial

14 • 11 • 2018 às 09:17
Atualizada em 28 • 11 • 2018 às 10:20
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Tornar realidade o que parecia impossível é algo que não intimida o diretor neozelandês Peter Jackson. Reconhecido pela memorável trilogia O Senhor dos Anéis, depois de levar às telas a incrível Terra Média dos livros de J. R. R. Tolkien, em seu mais novo trabalho Jackson se lançou novamente a uma tarefa árdua: restaurar, modernizar e trazer para a atualidade os registros cinematográficos da 1a Guerra Mundial. Para realizar o documentário “They Shall Not Grow Old” (Eles não devem envelhecer, em tradução livre), Jackson restaurou e coloriu aproximadamente 100 horas de imagens originais do conflito pertencentes ao acervo do Britain’s Imperial War Museum.

Cena restaurada do documentário de Jackson

O documentário utiliza cerca de 90 minutos do material restaurado para o projeto e, além de colorir as imagens, Jackson também as adaptou para exibições em 3D. Para reproduzir com precisão e correção as cores da época, Jackson estudou milhares de fotos, além de coleções de uniformes e armas da época.

As cenas divididas: de um lado, o filme original e, do outro, a versão restaurada e colorida da mesma cena

Para a narração do filme, através de gravações da década de 1960, foram utilizadas as vozes de veteranos verdadeiros da 1a guerra, que mobilizou boa parte do mundo entre 1914 e 1918.

“Eu quis atravessar a névoa do tempo e trazer esses homens para o mundo moderno, para que possam retomar suas humanidades mais uma vez, ao invés de serem vistos somente como figuras similares a um Charlie Chaplin nos arquivos de filmes antigos”, disse Jackson. “Ao utilizar o poder de nossos computadores para corrigir limitações técnicas de 100 anos de cinema, podemos ver e ouvir a Grande Guerra que eles vivenciaram”.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness