Ciência

É do Brasil! Brasileiros ganham 4 medalhas em Olimpíada Internacional de Astronomia

12 • 11 • 2018 às 21:27
Atualizada em 13 • 11 • 2018 às 00:50
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Apesar das ameaças de cortes em pesquisas e da inacreditável desvalorização da ciência de modo geral que parece prestes a vir com o novo governo, o desempenho dos cientistas brasileiros, contra tudo e todos, segue sendo motivo de orgulho nas competições nacionais e internacionais. Depois de fazer bonito na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e de chegar às finais do Mundial de Física, a equipe do Brasil acaba de voltar da 12a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na China, com quatro medalhas e uma menção honrosa na bagagem.

A equipe brasileira nas Olimpíadas de Astronomia da China

A prata foi conquistada por Bruno Piazza, de Campinas (SP), e o bronze por Lucas Pinheiro, de Marília (SP), João Gabriel Stefani, de Fortaleza (CE) e Juventino Fonseca, de Recife (PE). Sarah Melo, também de Fortaleza, conquistou a Menção Honrosa. O grupo de alunos que representou o Brasil foi selecionado entre mais de 90 mil concorrentes da prova de nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, concurso realizado anualmente.

O Brasil ficou em primeiro no quadro geral de medalhas da Olimpíada Latino-Americana

O processo da Olimpíada na China se deu através de provas teóricas, práticas e de análise de dados, em uma competição com mais de 200 estudantes de 38 países.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness