Ciência

É oficial: a Via Láctea está sendo engolida por um buraco negro

por: Vitor Paiva

Se às vezes as curvas da vida nos fazem nos sentirmos como se estivéssemos sendo engolidos por um buraco negro, uma descoberta científica recente confirmou que tal impressão é real – e literal.  Um imenso buraco negro, localizado no centro da nossa Via Láctea, foi confirmado por pesquisadores, através do uso de um VLT (um telescópio muito grande) no Observatório Europeu Austral, na Alemanha. A existência do buraco negro, batizado de Sagittarius A*, agora confirmado, já era especulada há bastante tempo.

Representação do buraco negro no centro da Via Láctea

Apesar da sugestão apocalíptica, a boa notícia é que a atração da Via Láctea ao buraco negro é um processo realmente lento, que pode levar milhões e milhões de anos. A descoberta de um buraco negro não é algo visualmente observável, mas sim percebida através da emissão radiativa dos arredores do buraco.

Via Láctea

Trata-se de uma incrível descoberta, não só pela confirmação do que antes era especulação, mas também por se tratar da observação mais próxima possível de qualquer buraco negro – através de materiais orbitando o fenômeno a “somente” 30% da velocidade da luz. A descoberta, portanto, se oferece como uma possibilidade única de observarmos, no quintal de nossa galáxia, um fenômeno tão incrível.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela ficou 6 horas com o coração parado e conseguiu ser ressuscitada