Ciência

Egito encontra múmias de gatos de 6 mil anos de idade

21 • 11 • 2018 às 05:40 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Você provavelmente já sabia que os gatos eram considerados sagrados no Antigo Egito. Acontece que, depois de arqueólogos encontrarem uma fábrica de cerveja com mais de 4 mil anos na região, agora foi a vez de outro achado: dezenas de gatos mumificados estavam em um sarcófago com pelo menos 6 mil anos de história.

A descoberta foi anunciada pelo Ministério das Antiguidades do Egito, através do Twitter (ver acima). Os egípcios eram tão apaixonados por gatos que realizavam diversas homenagens e oferendas para os felinos em templos religiosos.

Dezenas de gatos mumificados encontrados no Egito

Os animais mumificados foram encontrados no sítio arqueológico de Sacara, próximo do Cairo. Os sarcófagos estavam lacrados e as múmias foram ocupavam pelo menos três tumbas no interior deles.

Estátua de madeira de um gato encontrado no Egito

Além disso, os gatinhos estavam na companhia de 100 estátuas de madeira em sua homenagem, bem como esculturas representando um leão, uma vaca e um falcão.

Uma coleção de escaravelhos mumificados também fez parte da descoberta. No Antigo Egito, estes insetos eram considerados como amuletos.

Leia também: Foi descoberto o primeiro jardim funerário do Antigo Egito, com cerca de 4 mil anos

Publicidade

Canais Especiais Hypeness