Plantas podem alterar nossa consciência, auxiliar nosso sono e até servir como remédio, mas um homem decidiu testar se 200 plantas eram capazes de gerar todo o oxigênio necessário para mantê-lo vivo. Kurtis Baute havia planejado passar 3 dias em uma tenda fechada de 3 x 3 metros com as folhagens para ver se elas conseguiriam converter todo o CO2 gerado por ele em oxigênio.
O experimento foi anunciado em agosto através do canal do Youtube de Kurtis e, em outubro, os planos foram colocados em prática em uma tenda de plástico erguida em British Columbia, no Canadá – mais especificamente, no jardim da casa de seu irmão.
Após apenas 15 horas, a experiência precisou ser finalizada. Os níveis de CO2 haviam subido tanto que Kurtis corria riscos de sofrer danos cerebrais ou mesmo entrar em coma. “Eu poderia provavelmente sobreviver três dias. Mas meu objetivo não era apenas ‘não morrer’, meu objetivo é terminar este projeto sem ter ficado azul, desenvolver danos cerebrais, ter uma insolação ou causar algum mal permanente ao meu corpo“, escreveu ele em seu site.
O objetivo do experimento era alertar sobre os efeitos das mudanças climáticas e, portanto, Kurtis considera a empreitada um grande sucesso. Os vídeos abaixo mostram mais detalhes sobre a experiência. Ambos estão em inglês, mas as legendas automáticas podem ser ativadas clicando em Detalhes > Legendas > Traduzir automaticamente > Português.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.