Debate

Emocionada, Fernanda Lima pede: ‘Vamos sabotar o Brasil machista e homofóbico’

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A nova temporada do programa Amor & Sexo, da TV Globo, está se destacando pela luta contra o machismo, homofobia e racismo. Apresentada por Fernanda Lima, a atração ganhou reforço da filósofa e feminista negra Djamila Ribeiro.

Na última edição, que recebeu a atriz e cantora Larissa Luz, Fernanda Lima não fez rodeios e convocou o público para lutar contra o sistema opressor. “Não importa o que façamos, nos chamam de louca. Se levamos a fama, vamos deitar na cama”.

A fala da apresentadora é uma resposta aos ataques sofridos pelo movimento feminista nos últimos tempos. A deputada federal eleita por São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), por exemplo, declarou que “feministas têm um comportamento vexaminoso”.

Fernanda Lima pediu resistência e luta contra opressões

“Vamos sabotar as engrenagens desse sistema racista, homofóbico, machista e misógino”, responde Fernanda, tirando lágrima dos convidados presentes na bancadaA postura da global nada mais é do que resistência.

Resistência democrática que foi vista durante as eleições deste ano no Brasil. Apesar do avanço da extrema direita, o cenário político brasileiro foi reconfigurado com a presença de mulheres negras, como Talíria Petrone (eleita deputada federal no Rio de Janeiro) e a transexual Erica Malunguinho (primeira a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo).

Marielle Presente!

A memória da vereadora assassinada a tiros no centro do Rio de Janeiro pairou no palco do Amor & Sexo. Fernanda Lima convidou Anielle Franco e Mônica Benício, irmã e viúva da parlamentar, respectivamente.

Carregando plaquinhas com os dizeres Marielle Presente, elas desabafaram sobre o crime brutal e a falta de progresso na investigação sobre os culpados.

A história de Marielle foi celebrada na edição de terça (6)

“Minha companheira de luta não está mais aqui comigo. Esse lugar de fala que ela ocupava, a gente está tentando dar conta”, declarou Anielle.

Mônica lembrou do afeto que envolvia a história de Marielle Franco. “Ela era temida pelo mesmo motivo que era muito amada: Marielle carregava no corpo dela todas as pautas que lutava e acreditava”.

A edição da última terça-feira (6) de Amor & Sexo figurou entre os assuntos mais comentados das redes sociais e as pessoas se sentiram acalentadas com a semente da esperança plantada por Fernanda Lima.

Pabllo Vittar caiu no choro ao se apresentar montada no programa para a mãe

Apesar dos ataques de alguns setores sobre uma suposta convocação contra o governo do presidente eleito, esta não é a primeira vez que o programa exibido pela TV Globo se posiciona diante de opressões.

O que não faltam são pautas diversas. Entre os assuntos debatidos está a autoestima das mulheres negras, representatividade feminina nas bonecas negras e presença de mulheres negras no mercado de trabalho. Raissa Santana, uma das poucas mulheres afro-brasileiras vencedoras do Miss Brasil, esteve entre as entrevistadas.

Foi no Amor & Sexo que Pabllo Vittar se apresentou pela primeira vez montada na frente da mãe. Teve ainda beijo gay e celebração de casamento entre casais LGBT.

Fernanda Lima e todos os movimentos faz lembrar Cassia Eller, Rita Lee e Nando Reis: 

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Membros do STF recebem quase o dobro do que juízes do Supremo na União Europeia