Tecnologia

Empresa brasileira leva tecnologia de ponta ao agronegócio e fortalece pequenos produtores

por: Livia Jacome

Quando se fala em tecnologias, muitas pessoas tem em mente coisas para lá de futurísticas, como viagens pra marte ou carros voadores, mas esquecem de olhar a terra. A terra mesmo, aquela do plantio. Porém existem pessoas como Mariana Vasconcellos que tem isso como prioridade, e negócio. Ela é CEO da Agrosmart, empresa brasileira que monitora lavouras e cria processos inteligentes para agricultura. E vai além, pois a companhia está presente em toda etapa da cadeia de plantio, beneficiando trabalho dos pequenos produtores e conectando com compradores, bem como fazendo gestão em grandes fazendas. Alguns dos clientes são Coca-Cola, Raízen e Obrigado. E para apresentar e iniciativa e debater o agronégocio brasileiro, Mariana estará a palestra “Futuro da Alimentação”, no Wired Festival Brasil 2018, no dia 30/11.

Histórias inspiradoras e tecnologia brasileira

Um cafezal centenário e familiar também se beneficia de tecnologias de ponta da Agrosmart. Com o sistema de monitoramento da irrigação, que usa sensores de umidade do solo e da chuva, a produção conseguiu ter resultados mais assertivos. Segundo, Rafael Zanetti, produtor rural de Batatais, “chegamos a ter uma economia entre 30% a 40% na conta de energia, ajudando muito na tomada de decisões e no momento certo que devíamos agir a campo. Em pouco tempo percebi uma melhora também na qualidade dos grãos de cafés, o que não víamos nos últimos meses”.

Algumas das grandes empresas que utilizam o sistema da Agrosmart é a Raízen, na sua unidade de GASA, em Andradina (SP). A região corresponde a 40 mil hectares de plantação de cana-de-açúcar e possui sistema de monitoramento da irrigação, gestão da equipe de campo e entrada de maquinário na lavoura. De acordo com Naiara Denúncio, gestora de operações da Raízen, “Com a aplicação dessas novas tecnologias, geramos pequenas transformações, que impactam a rotina, a qualidade de vida e a produtividade da mão de obra de todo o processo produtivo”.

4ª edição Wired Festival Brasil

A 4ª edição do Wired Festival acontece nos dias 30/11 e 01/12, no Rio de Janeiro, com o mote inspirações, visões e tendências para o futuro. O evento acontece na Casa França-Brasil e Centro Cultural dos Correios, no centro da capital carioca, com diversos profissionais em palestras e workshops. Os ingressos ainda estão à venda no site oficial: www.wiredfestival.com.br.

Local: Casa França-Brasil e Centro Cultural dos Correios
Data: 30/11 e 01/12
Horário: a partir das 9h às 19h

Confira a programação:

30/11
10h – Futuro da Comunicação: painel com Kaerre (LDRV), Felipe Simi (Soko),
Maria e Thais Fabris (6510) e Nina Weingrill (Enois Conteúdo)
11h – Futuro da Alimentação: painel com Mariana Vasconcellos (Agrosmart) +
Rodrigo Meyer (Fazenda Urbana)
14h – Saúde e Medicina: painel com James Dahlman, pesquisador de edição
genética
15h – Saúde e Medicina: painel com Alex Chiavagatto Filho, machine learning em
diagnósticos
16h – Saúde e Medicina: painel com João Bosco, Genomika Diagnósticos

01/12

9h – Futuro do trabalho: painel com a dinamarquesa Anne-Marie Dahl
10h – Democracia 2.0: Change, Mario Mello e Lucas Aragão
11h – Urbanismo: painel com os arquitetos Carol Bueno, Martin Corullon, Pablo
Rosenberg e Lourenço Gimenez, da empresa Triptyque
14h – Futuro da Mobilidade: painel com André Stein, da Embraer, falando de
carros voadores, autônomos e elétricos e dando panorama de futuro
15h – Mobilidade urbana: painel com Michael Howarth (Strava)
16h – Mobilidade: painel com Fernando Freitas (Scooter elétrica), Sampa Pé e
Yellow
17h – Futuro da Comunicação: painel com Leo Picon, como usar sua influência
para empreender
(Grade sujeita a alteração)

Publicidade


Livia Jacome
Blogueira raiz desde 2007 quando criou seu primeiro blog. Ama Madonna, sorvete, cultura pop e seriados, muitas décadas antes de existir Netflix. Hoje divide o tempo entre fazer gestão de produto no Hypeness e seus blogs próprios.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aparelho é capaz de entender e responder às ‘vozes que ouvimos na nossa cabeça’