Empreendedorismo

Empresa faz sucesso com pães, bolos e panetones sem glúten, lactose ou caseína, mas com muito sabor

por: Redação Hypeness

Quem decide mudar de dieta e deixar de ingerir ingredientes algumas vezes nocivos como glúten, soja, lactose e caseína, sabe que, apesar do benefício evidente que tal guinada traz à saúde, uma barreira costuma atrapalhar radicalmente tal decisão: o sabor dos produtos. Apesar do crescimento quantitativo e qualitativo da indústria de alimentos saudáveis, ainda é comum que produtos sem esses ingredientes sejam também produtos sem sabor – e foi para contornar tal realidade que Débora Trinkaus e Renato Lima decidiram criar em Curitiba, no Paraná, a Nutfree – Alimentos Saudáveis.

Como o próprio nome sugere, a Nutfree é uma empresa de alimentos que não prejudicam a saúde do consumidor, oferecendo pães, bolos e panetones, entre outros produtos, feitos sem lactose, sem glúten, sem soja, sem caseína, com opções veganas, ou sem nenhum açúcar e nem ovos.

O diferencial, no entanto, vai além dos ingredientes: o que a Nutfree oferece é qualidade com os atrativos dos produtos tradicionais – com sabor e com frescor, ou como Débora gosta de dizer, pão com cheiro de pão, mas sem os males para a saúde. Dentre as diversas opções oferecidas pela empresa, destacam-se o pão australiano, o integral, 7 grãos, pão de batata doce e o pão de cenoura, além dos bolos e panetones.  

A empresa surgiu depois de um estudo severo a respeito do mercado de pães, em que se concluiu que, especialmente na região Sul do país, a indústria de panificação tradicional não investia o suficiente na oferta de produtos saudáveis, sem glúten e sem lactose – que havia, portanto, uma demanda represada, e consumidores desejosos de mais produtos desse tipo. E não se trata de um mercado tímido: somente nos EUA, a indústria de alimentos saudáveis movimenta cerca de 9 bilhões de dólares por ano.

Débora e Renato, criadores da Nutfree

A razão pela qual a indústria tradicional e maior de panificação não investe tanto em tal segmento não é, no entanto, somente pelo nicho reduzido dos produtos saudáveis: há uma série de severas restrições técnicas de fabricação para que os produtos possam ser considerados realmente livres de tais ingredientes, especialmente se considerarmos que muitas vezes os produtos são consumidos por pessoas que não podem ingerir, por exemplo, glúten. Para um celíaco, a mínima ingestão de glúten pode ser a diferença entre a saúde e a doença.

Pois a Nutfree também oferece a garantia de nenhuma contaminação cruzada em seus produtos – ou seja, que não aconteça qualquer transferência de traços ou partículas de um desses ingredientes “proibidos” de um alimento para outro, direta ou indiretamente. A contaminação cruzada pode acontecer em qualquer etapa, do plantio ao armazenamento, da manipulação dos ingredientes até o transporte. São, assim, produtos, garantidos não só para quem quer migrar para ou manter uma dieta saudável, mas também para quem não pode de forma alguma ingerir algum desses ingredientes. Na fabricação dos produtos também não são adicionadas gorduras transgênicas ou hidrogenadas, assim como os açúcares eventuais são demeraras, e o uso de sódio é severamente controlado.

Foi essa empresa realmente especializada, e que quadruplicou sua receita desde 2015, quando de sua criação, até hoje, que Débora e Renato levaram ao programa Shark Tank Brasil, a fim de tentar fisgar um dos investidores que formam o time de tubarões a procura de grandes ideias para se associarem no programa.

A dupla no programa Shark Tank Brasil

As negociações não foram fáceis, e a Nutfree estava praticamente com os dois pés do lado de fora e as duas mãos vazias quando o Shark João Appolinário voltou atrás e decidiu investir, e comprar 40% da Nutfree – que agora começa mais um capítulo de sua história, levando sabor e saúde para os amantes dos pães e da alimentação saudável. O Shark Tank Brasil vai ao ar no Canal Sony às sextas-feiras, às 22h, com reprise aos domingos, às 23h. Os episódios podem ser vistos também pelo app Canal Sony ou em www.br.canalsony.com.

Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa triplica ganhos (e risadas) com ‘gato gerente’; entenda