Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O prêmio Riba International Prize (Royal Institute of British Architects), considerado um dos mais importantes da arquitetura, foi entregue ao Moradias Infantis.
O projeto é desenvolvido pelos arquitetos Gustavo Utrabo e Petro Duschenes, do Aleph Zero, em parceria com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, do estúdio de arquitetura e design Rosenbaum.
A iniciativa venceu o Prêmio Internacional RIBA 2018 por causa da visão arquitetônica ambiciosa e pelo impacto social significativo. Localizada no Formoso do Araguaia, no Tocantins, o complexo escolar oferece acomodação para 540 crianças frequentes na Escola Canuanã.
O Moradias Infantis é financiado pela Fundação Bradesco ao lado de outras 40 escolas administradas pela instituição. O programa oferece educação para crianças em comunidades rurais e em todo o Brasil.
A escola se destacou por unir sustentabilidade com convívio social
Sustentável, o projeto arquitetônico combina uma estética contemporânea com técnicas tradicionais. O edifício foi erguido com recursos locais, como blocos de terra feitos à mão. O prédio se caracteriza por fortes ligações ao meio envolvente e à comunidade que serve.
Durante as etapas, Rosenbaum e o escritório Aleph Zero buscaram envolver alunos e a comunidade na projeção das salas de aula, das varandas e dos espaços comuns. A ideia era manter vivo valores indígenas e passar uma sensação de pertencimento para as crianças em processo de amadurecimento.
“Estamos entusiasmados por termos sido agraciados com o Prêmio Internacional RIBA 2018. Foi uma alegria ver as crianças construindo o prédio e adaptando o espaço para atender às suas necessidades. Este prêmio fortalece nossa compreensão da arquitetura como uma ferramenta para a transformação social, uma ferramenta que transcende a construção e cria uma conexão profunda entre os jovens e seus ancestrais e conhecimento”, dizem Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, diretores da Aleph Zero.
O complexo atende cerca de 800 alunos e alguns moram no local. O fato abraça o conceito de empatia, pois se entrelaça ao cotidiano da comunidade. A escola possui duas vilas, uma masculina e outra feminina. Os dormitórios foram transformados em 45 unidades para seis alunos cada.
Existem também espaços de convivência, como a sala de TV, sala de leitura, varandas, pátios e redários. Elementos para valorizar a ancestralidade e elevar a autoestima dos pequenos.
A expectativa agora fica por conta dos avanços na qualidade de ensino
O Tocantins é uma das regiões mais quentes do Brasil. Na capital Palmas, por exemplo, as temperaturas ultrapassam facilmente a casa dos 40 graus. Por isso, o prédio possui paredes com frestas, que permitem a ventilação natural. Ou seja, na Aldeia das Crianças não existe ar-condicionado. Os alunos só reclamam do frio durante a noite, mas isso se resolve com cobertores.
“O desafio foi convencer alunos e professores que recursos naturais representam sim progresso. Ser moderno não é sinônimo de construções com vidros, paredes de concreto, aço ou ar-condicionado”, explicou ao The Guardian Gustavo Utrabo, um dos fundadores do Aleph Zero.
O local reúne três biomas, cerrado, pantanal e amazônico
Além do Riba, a Aldeia das Crianças recebeu em fevereiro passado o prêmio de Arquitetura Educacional, entregue pela Building of the Year.
O centro educacional feito por Rosenbaum em parceria com o Aleph Zero, venceu outros 20 concorrentes de 16 países, entre eles Itália, Japão e Hungria. O convite foi feito pela Fundação Bradesco, responsável por construir a escola na década de 1970.
O Prêmio Internacional RIBA é entregue a cada dois anos para um prédio que combine excelência em projeto com ambição arquitetônica, além de oferecer impacto social significativo.
A premiação é considerada uma das mais rigorosas do mundo. O vencedor é escolhido entre diversos edifícios visitados por um grupo de especialistas internacionais. O Moradias Infantis se sagrou vencedor ao bater quatro concorrentes. O júri foi presidido pela renomada arquiteta arquiteta Elizabeth Diller (DS+R).
Publicidade
Em um período no qual pipocam mensagens de tragédias e medo devido à pandemia do coronavírus, tem muito conteúdo...
"Uma carta para mim mesmo 10 anos atrás" é o convite feito pelo Hypeness para todos os que queiram refletir sobre as...
Terra de contrastes, de surpresas, de oportunidades. São Paulo, essa Pauliceia desvairada, completa 464 anos em 2018...
Não é todo dia que temos o privilégio de provar sabores que vêm lá do Havaí, destino certo de surfistas e pessoas...
Cabelos grisalhos e maturidade andam quase que lado a lado. Mas quando os fios prateados surgem antes do esperado, a...
As crianças adoram experimentar coisas novas, seja na maneira de se vestir, no jeito de brincar ou mesmo com as ideias...
Desde 2005, o projeto ‘Café da Manhã’ leva um pouco de conforto e carinho para pessoas em situação de rua no...
Todo mundo sabe que uma latinha de refrigerante tem muito mais açúcar do que gostaríamos e que isso não faz nada...
Afinal idade é só uma questão de espírito, não é mesmo? Vamos te apresentar uma série de senhorinhas que vieram...