Debate

Escritor de best-sellers de saúde é condenado a pagar R$ 388 milhões a mulher com câncer

por: Redação Hypeness

A indústria farmacêutica tem interesses que podem contrariar os de quem precisa de cura para várias doenças, incluindo (talvez principalmente) o câncer. Encontrar formas alternativas de terapia é muitas vezes interessante, mas deixar a ciência de lado nem sempre faz sentido.

Dawn Kali, uma norte-americana que foi diagnosticada com câncer de mama, descobriu isso de uma forma terrível: ela seguiu os conselhos de um guru chamado Robert Oldham Young, que recomendou que ela trocasse a quimioterapia por tratamentos como massagens e infusões.

Robert Young durante julgamento por atuar sem licença médica

Robert, que é autor de livros como o best-seller The pH Miracle: Balance Your Diet, Reclaim Your Health, em que promete benefícios de saúde baseados em mudanças de alimentação e já foi traduzido para vários idiomas, foi processado e condenado a arcar com uma indenização de 105 milhões de dólares, equivalentes hoje a mais de R$380 milhões.

O caso foi julgado em San Diego, na Califórnia, e determinou que a indenização fosse de mais do que o dobro do que Dawn Kali pedia. O júri considera que o trabalho de Robert é fraudulento e que, por influência dele, o câncer de Kali se desenvolveu demais, chegando ao estágio 4 – médicos estimam que ela tenha de três a quatro anos de vida.

O advogado de Young promete recorrer da sentença. Vale lembrar que o escritor havia sido condenado a alguns meses de prisão por praticar a medicina sem ter o diploma necessário para isso – ele chegava a injetar substâncias misturadas a bicarbonato de sódio em pacientes muito doentes ou em estado terminal ao custo de 500 dólares por sessão, sem nenhuma comprovação de eficácia do tratamento.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe diz que blogueira falou sobre suicídio: ‘Não levei fé, não acreditei’