Criatividade

Esta livraria acabou com o estoque e agora imprime livros na hora

por: Redação Hypeness

Livrarias originais existem aos montes. Tem aquela em que você pode dormir, uma que é especializada em escritoras negras e até uma em que você escolhe o que ler baseado apenas em uma frase misteriosa. Em Paris, a Les Puf imprime seu livro na hora pelo mesmo preço cobrado por uma livraria tradicional – e demora apenas cinco minutos.

A solução surgiu a partir de uma adversidade. A especulação imobiliária e a queda nas vendas de livros físicos fizeram com que a Les Puf fechasse as portas. Este ano, a loja, que funciona como uma editora universitária, reabriu com a nova proposta.

Engrenagem da impressora sob demanda para livros

Através de um sistema de impressão sob demanda chamado de Espresso Book Machine, a livraria consegue hoje manter um catálogo de 5 mil títulos. A empresa americana On Demand Books, responsável pela impressora, oferta ainda outros 3 milhões de obras que podem ser adquiridas no local.

Processo de impressão de um livro

Na chegada, o cliente escolhe o livro de sua preferência e ele é então enviado para a impressora. A máquina não apenas imprime, mas também cola e encapa o título, sem deixar a qualidade de lado. Para se ter uma ideia, um livro de 100 páginas leva apenas 5 minutos para ficar pronto.

Livro final impresso pela Espresso Book Machine

A Les Puf vende cerca de 40 títulos por dia e é a primeira livraria do gênero na Europa. Além dela, já existem outras lojas especializadas em impressão sob demanda espalhadas pelo mundo, em cidades como Nova York e Alexandria.

Publicidade

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Garotinho constrói cadeira de rodas de LEGO para filhote resgatado