Inspiração

Estes filmes valem por uma verdadeira aula

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O ENEM de 2018, como sempre, trouxe uma prova bastante atual, com muito foco na interpretação de textos. Para quem ainda tem muito a estudar, a boa notícia é que livros, apesar de fundamentais, não são as únicas fontes de informação disponíveis: um bom filme pode valer como uma verdadeira aula. Selecionamos aqui alguns exemplos disso.

Lincoln

Para entender mais da história do nosso vizinho do norte, Lincoln é uma aula sobre a Guerra da Secessão, política e a abolição da escravidão no país. O filme registra a luta do presidente para passar no congresso uma emenda à constituição que diz que todos os homens são iguais perante a lei.

via GIPHY

Uma Verdade Inconveniente

Em 2006, o ex-candidato à presidência dos Estados Unidos Al Gore já percorria o país realizando palestras sobre os efeitos do aquecimento global. O conteúdo explicado por ele foi filmado pelo cineasta Davis Guggenheim e deu origem a um dos mais conhecidos documentários sobre o assunto.

via GIPHY

A Lista de Schindler

Uma obra sensível, que mostra como as políticas de extrema-direita aplicadas durante o nazismo impactaram as vidas de muitas pessoas. O foco, no entanto, é na atitude do alemão Oskar Schindler, um membro do partido nazista que arrisca todos seus bens para salvar a vida de mais de mil judeus.

via GIPHY

Os Miseráveis

Para quem não entendeu muito bem a obra de Victor Hugo, este musical conta a história da vida do ex-prisioneiro Jean Valjean na França do século 19. De quebra, já leva uma super aula sobre a Revolução Francesa.

via GIPHY

Que horas ela volta

O filme “Que Horas Ela Volta?” explora com crítica social e uma dose de sutileza questões duras como a hipocrisia existente nas relações patrão/empregada, que recriam de forma moderna o ambiente da casa grande e senzala no Brasil dos dias de hoje.

Cena do filme “Que horas ela volta?”

Que horas ela volta?” foi indicado pela professora Carol Mendonça, do canal Português Para Desesperados, para explicar sobre interpretação de texto em uma videoaula realizada em parceria com o Telecine Play. A aula, que pode ser vista abaixo, é parte de uma série realizada pelo canal para ajudar estudantes a se preparar para o ENEM.

Além de Carol, outros três youtubers participaram do projeto, que ganhou o nome de “Filmes que valem por uma aula”. Kennedy Ramos, do canal Bio Explica, fala sobre biologia usando “Procurando Nemo”; Rafael Procópio, do Matemática Rio, mostra como música e matemática são uma coisa só, lembrando do filme “Viva – a Vida é uma festa”; e Ivys Urquiza, do Física Total, propõe uma análise científica para os filmes da saga Star Wars (que, por sinal, também é uma aula sobre igualdade de gênero).

Para complementar os conteúdos disponíveis no Youtube, os professores indicaram produções que foram incluídas pelo Telecine Play na playlist “Filmes que Valem por uma Aula”.

Veja também: Filmes para lembrar que a melhor escolha é sempre ser você mesmo.

Publicidade Anuncie

Foto em destaque: Reprodução/Que horas ela volta?


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior coleção de textos budistas do mundo está disponível online