Debate

Fotografias de soldados nazistas crossdressers são lembrete da complexidade do ser humano e da história

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O fotógrafo Martin Dammann revelou centenas de fotografias mostrando soldados nazistas usando roupas femininas. Nas imagens divulgadas pela emissora alemã Deutsche Welle, é possível ver comandados de Adolf Hitler fazendo crossdreser.

“As fotos mostram soldados que conhecemos como combatentes nazistas de uma forma que nunca se poderia imaginar”, diz o artista em entrevista à DW.

Os registros são intrigantes e deixam questões sobre a sexualidade dentro das Forças Armadas da Alemanha na Época. Afinal, durante a Segunda Guerra Mundial, nazistas perseguiam e matavam homens gays.

Para o artista responsável pelo livro, as fotos mostram a complexidade do ser humano

Para Martin Dammann, o surgimento deste ensaio fotográfico de nazistas com roupas femininas fomenta o debate sobre um aspecto distante do imaginário popular, além de revelar contradições humanas. “Há certa delicadeza, um sentimentalismo. Você passa a observar como as pessoas anseiam por algo”.

Os documentos históricos foram colhidos de centenas de álbuns da Segunda Guerra Mundial e por causa do grande número de fotos de nazistas crossdressers, o artista resolveu publicar um livro sobre o assunto.

Publicidade

A maioria das fotografias são da Segunda Guerra Mundial

Para Martin, o cross-dressing entre nazistas pode ter relação com tradições carnavalescas, mas não seria o único motivo. “Talvez houvesse a necessidade de fugir da realidade. Não há como provar nada, eu posso apenas supor, pensar que esses personagens eram tanto homossexuais como heterossexuais”.

Ele salienta também o conflito entre ideologia disseminada por Hitler e os caminhos propostos pela ‘vida real’. A complexidade humana nua e crua. “Talvez seja possível mostrar esses temas difíceis, com todas as suas dimensões diferentes e ambiguidades”.

Publicidade Anuncie

Fotos: Martin Dammann/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Hogwarts: Damares diz que escolas do nordeste tem ‘Manual Prático de Bruxaria’