Viagem

Fotos da viagem à Antártica que foi uma das maiores ‘quase tragédias’ da história

por: Redação Hypeness

Em 1914, o irlandês Ernest Shackleton partiu da ilha Geórgia do Sul rumo à Expedição Imperial Transantártica, o que representou uma das maiores ‘quase tragédias’ da história da humanidade. Felizmente, o fotógrafo de expedição Frank Hurley, não somente documentou tudo, como conseguiu salvar as fotografias, que mostram detalhes impressionantes. Nós adoramos histórias de coragem!

shackleton-1

O barco era relativamente pequeno e não havia muito espaço para os equipamentos fotográficos

O objetivo da expedição era cruzar o continente antártico a pé, mas o navio que os levaria até o ponto de desembarque na Antártida ficou preso em uma imensa placa de gelo, deixando Shackleton e mais 27 homens da tripulação à deriva e sem comunicação com o mundo durante quase 2 anos. Eles enfrentaram temperaturas de 36 graus abaixo de zero e viveram dois anos se alimentando das focas que eles davam a sorte de pescar de vez em quando, mas milagrosamente, todos sobreviveram, graças à enorme força física e psicológica do aventureiro Shackleton.

shackleton-2

Os tripulantes tentando se esquentar

Quase 100 anos após o acidente, a Royal Geographic Society (RGS) recuperou estas fotografias, para criar a exposição The Enduring Eye: O Legado Antártico de Sir Ernest Shackleton e Frank Hurley, que aconteceu em 2016, em Londres e mostrou detalhes que, até então, haviam sido esquecidos. São mais de 90 imagens que foram digitalizadas e hoje estão disponíveis para nós. 

shackleton-3

O barco ficava praticamente inteiro coberto pela neve

Não podemos esquecer que as condições seriam difíceis mesmo para um fotógrafo de hoje. Frank  arriscou sua vida muitas vezes, por precisar carregar placas de vidro pesadíssimas, que forçavam o barco a carregar um peso desnecessário. Em seu diário de viagem, ele deixa claro a importância de documentar a expedição para a posteridade e afirma ter preferido jogar comida pra fora do barco, do que as placas fotográficas.

shackleton-4

Milagrosamente, ninguém morreu

shackleton-6

O acampamento nada confortável que eles foram obrigados a fazer

shackleton-7

Se sobreviver a essas temperaturas já era difícil, imagina transportar o navio?

shackleton-8

O que estava previsto para durar apenas alguns dias, acabou levando 2 anos

shackleton-9

Uma das fotos mais icônicas da expedição

shackleton-10

shackleton-11

Você consegue imaginar o frio que fazia?

shackleton-12

Muito mais do que coragem, era preciso muito preparo físico

Publicidade

Fotos: Frank Hurley / Royal Geographical Society


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A incrível história da montanha que funcionava como bar há 1000 anos