Debate

Fui demitida porque fiquei doente’. Jornalista da Globo foi afastada por Burnout e acabou desligada

por: Redação Hypeness


A jornalista Izabella Camargo ficou surpresa ao ser demitida da TV Globo. A apresentadora do tempo do jornal Hora 1 recebeu a notícia após retornar de licença médica para o tratamento da Síndrome de Burnout.

A doença vem do inglês burn, queima e out, exterior. O problema gera desgastes emocionais e físicos e é comum em pessoas que encaram jornadas excessivas e estressantes de trabalho. Entre os efeitos, está a redução da naturalidade e velocidade da realização de tarefas.

Em conversa com o Notícias da TV, Izabella disse ter sido pega de surpresa com o desligamento da Globo. “Estou sendo punida por ter ficado doente, com uma doença funcional. Os laudos provam isso. Foi um susto. Esperava qualquer coisa, menos ser demitida”.

A jornalista foi mandada embora após retornar de licença médica

A jornalista está escrevendo um livro sobre o assunto e disse ter ouvido médicos e um cronobiologista da Universidade de São Paulo. Por causa do ritmo puxado de trabalho Izabela, que batia cartão na TV Globo às 3h da manhã, teve depressão e adquiriu problemas circulatórios e gastrointestinais.

Os sintomas surgiram em agosto de 2017, cinco anos depois de ter sido transferida para o turno da madrugada. Izabella Camargo era responsável pela previsão do tempo no Bom dia Brasil e Hora 1. Além disso, a jornalista cobria as férias da colega Monalisa Perrone no jornal da madrugada e, ocasionalmente, de César Tralli e Carlos Tramontina nas edições vespertinas e noturnas do SPTV.

Os médicos aconselharam a profissional a trabalhar menos durante a madrugada. Não foi atendida. Pelo contrário, passou a ficar 20 minutos no ar durante o jornal Em Ponto, apresentado a partir das 6h por José Roberto Burnier, na Globo News. Foi o estopim para o colapso nervoso e o afastamento.

Izabella Camargo batia o cartão na Globo às 3h

“Estava falando do tempo nas capitais e não conseguia lembrar de Curitiba. Só falava ‘no Paraná, no Paraná, no Paraná’, até que o Burnier falou Curitiba. Não lembrava da capital do meu Estado”, diz a paranaense de Apucarana. Seu médico pessoal determinou a licença imediata.

View this post on Instagram

Obrigada por tudo! Vamos em frente!

A post shared by Izabella Camargo (@izabellacamargoreal) on


Abalada com a demissão, a  jornalista não se coloca no papel de vítima. Ela se enxerga como uma ‘peça que deu problema’ e ‘precisou ser substituída’. Os próximos passos são buscar um novo emprego na televisão e combater o preconceito que envolve a Síndrome de Burnout.

Em nota enviado ao site, a TV Globo afirma que “a própria Izabella Camargo diz, em vídeo publicado em seu Instagram, que está bem de voz e corpo e que ‘está tudo certo’. O motivo pelo qual deixou de trabalhar na TV Globo não guarda nenhuma relação com a licença médica”.


Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tá todo mundo louco? Para Jout Jout, a vida millennial é ‘uma cambalhota infinita’