Arte

Grupo de teatro italiano recria obras de Caravaggio de forma impressionante

Vitor Paiva - 14/11/2018

Um dos maiores nomes da história da pintura, o pintor italiano Caravaggio ajudou a formar o imaginário da pintura barroca com seu uso dramático de luz e sombras e o registro de temas religiosos e mitológicos. Para homenagear a força de tal obra, o grupo de teatro italiano Ludovica Rambelli Teatro decidiu recriar algumas das mais icônicas cenas pintadas por Caravaggio com atores, dando movimento e um novo sentido aos quadros.

Para além das impactantes e gráficas, muitas vezes violentas e até assustadoras cenas dos quadros de Caravaggio, o mais incrível é que tal prática por companhias de teatro já foi uma atração popular nos palcos.

Tableaux Vivants

Caravaggio living paintings by Ludovica Rambelli Theaterdionisopunk.com/2018/11/02/tableaux-vivants

Posted by Dioniso Punk on Thursday, October 25, 2018

Entre meados do século XIX e o início do século XX o que ficou conhecido como “living pictures” ou “pinturas vivas” alcançou seu pico de popularidade, com atores representando pinturas e cenas da literatura, da arte e até da história.

À direita, a recriação; à esquerda, o quadro original de Caravaggio

Como mostra o trabalho da Ludovica Rambelli em recriar as obras de Caravaggio, o foco das “living pictures” era a pose, a luz, o figurino e as maquiagens – a fim de trazer perfeição às reproduções.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.