Arte

Grupo de teatro italiano recria obras de Caravaggio de forma impressionante

14 • 11 • 2018 às 09:24 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um dos maiores nomes da história da pintura, o pintor italiano Caravaggio ajudou a formar o imaginário da pintura barroca com seu uso dramático de luz e sombras e o registro de temas religiosos e mitológicos. Para homenagear a força de tal obra, o grupo de teatro italiano Ludovica Rambelli Teatro decidiu recriar algumas das mais icônicas cenas pintadas por Caravaggio com atores, dando movimento e um novo sentido aos quadros.

Para além das impactantes e gráficas, muitas vezes violentas e até assustadoras cenas dos quadros de Caravaggio, o mais incrível é que tal prática por companhias de teatro já foi uma atração popular nos palcos.

Tableaux Vivants

Caravaggio living paintings by Ludovica Rambelli Theaterdionisopunk.com/2018/11/02/tableaux-vivants

Posted by Dioniso Punk on Thursday, October 25, 2018

Entre meados do século XIX e o início do século XX o que ficou conhecido como “living pictures” ou “pinturas vivas” alcançou seu pico de popularidade, com atores representando pinturas e cenas da literatura, da arte e até da história.

À direita, a recriação; à esquerda, o quadro original de Caravaggio

Como mostra o trabalho da Ludovica Rambelli em recriar as obras de Caravaggio, o foco das “living pictures” era a pose, a luz, o figurino e as maquiagens – a fim de trazer perfeição às reproduções.

Publicidade

© fotos: reprodução


Canais Especiais Hypeness