Inspiração

Há anos, esta loja da Ikea serve como abrigo para cães que vivem na rua dormirem

22 • 11 • 2018 às 09:11 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Nenhum ser vivo merece dormir sem um teto sobre sua cabeça, e para oferecer abrigo e proteção contra o frio aos cachorros de rua da cidade de Catania, uma filial italiana da IKEA já há anos abre suas portas para que os animais possam descansar e tirar uma soneca devidamente sob o conforto de quatro paredes. E a visita dos cães não acontece fora do horário comercial: são os próprios clientes quem mais postam fotos dos animais deitados entre móveis à venda na loja.

Além do abrigo, os cães recebem comida da loja e, claro, carinhos e mimos, dos funcionários e clientes dentro da IKEA. A relação com os animais é de tal forma amorosa que até um grupo de veterinários mantém os cachorros saudáveis, vacinados e remediados. No verão, o ar condicionado alivia o calor; no inverno, o calor da loja protege os bichanos do frio.

O destino dos animais de rua não é, em Catania, alterado somente pela proteção que a IKEA oferece: não é incomum que, além do amor que recebem dos clientes, alguns dos cachorros encontrem uma família e uma nova casa, através de adoções que os clientes realizam. Abrir as portas, oferecer comida e carinho, há de ser um exemplo para todo mundo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness