Ciência

Homem diz que nazismo era de esquerda e ganha aula grátis de professor no Twitter

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

As fake news não só deformam em imensos absurdos certas realidades incontestes, como algumas delas se tornam uma espécie de religião: não importa quantas vezes e com qual intensidade e qualidade sejam desmentidas e explicadas, sempre vai haver alguém que, a fim de comprovar certo desejo ideológico, seguirá afirmando que aquela mentira é a verdade.

Há os terraplanistas, há os que negam o aquecimento global, mas uma das mais populares – e absurdas – por aqui é a mentira que afirma que o nazismo era, na verdade, de esquerda.

Saber que o nazismo era uma ideologia orientada à extrema direita alinhada ao fascismo não muda diversos horrores cometidos pela esquerda na história – mas trata-se de um fato incontestável.

E foi isso que o professor de história Mike Stuchbery fez, ao explicar, com paciência e, ao mesmo tempo, fúria, diante de um usuário do Twitter que novamente disse que o nazismo era de esquerda.

Acima, o primeiro tweet: “Nazistas eram socialistas”; abaixo, o início da imensa e pedagógica resposta

“Ok, idiota. Eu fiz isso educadamente com outra pessoa mais cedo, mas agora eu vou te ‘afogar’. Prepare-se”

Como uma verdadeira aula, Mike Stuchberry não só explicou a lógica daquela falácia, como se aprofundou no significado que cada um daqueles termos e eventos históricos possui. Separamos aqui alguns dos melhores momentos da “aula”, mas para vale a pena clicar aqui para ver o thread inteiro, em detalhes profundos, em inglês – que deveria ser o suficiente para encerrar de vez esse absurdo debate que jamais existiu de fato.

“Os nazistas eram fascistas. Inquestionável. Eles inspiraram sua ideologia nos fascistas italianos, que surgiram como uma reação à esquerda”

“Os socialistas de verdade, que surgiram após Marx, queriam três coisas: o fim das classes, o socialismo mundial e a distribuição de capital”

“Então, sabe, há uma imensa diferença entre fascismo e socialismo, no sentido de que são PORRAS COMPLETAMENTE OPOSTAS”

“Então, se você repete essa besteira de que nazistas são socialistas você ou é burro ou um idiota maligno”

Publicidade

© fotos: reprodução/Twitter


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inteligência artificial da Adobe consegue descobrir Photoshop em imagens