Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É difícil olhar para uma lhama e não sentir vontade de dar risada. Mas acredita que, além de alegrar noivas no dia de seu casamento, elas também podem ter um papel importante para a medicina, tal como coelhos gigantes e animais de apoio emocional?
Por trás de seus sorrisos encantadores, as lhamas podem guardar um segredo importante para o combate à gripe: cientistas do Instituto Scripps, dos EUA, estão testando uma terapia com anticorpos baseados nos encontrados no sangue das lhamas.
Para entender a razão do projeto é preciso compreender por que o combate à gripe é tão difícil: há várias formas de vírus gripais, que sofrem mutações constantes e enganam nosso sistema imunológico, que produz anticorpos para lidar com a gripe, mas logo é atacado por vírus diferentes.
É aí que os anticorpos da lhama se sobressaem: enquanto os que nós produzimos costumam atacar as proteínas nas pontas dos vírus, os das lhamas são bem menores, e atacam partes diferentes dos vírus, justamente as que passam por menos mutações.
A partir disso, os cientistas infectaram lhamas com diferentes tipos de gripe para estimular seus sistemas imunológicos a produzir anticorpos. Identificados os quatro principais anticorpos dos animais, os pesquisadores desenvolveram um anticorpo sintético que une características de todos.
Esse anticorpo sintético foi testado em ratos com sucesso: as cobaias receberam doses letais de vírus da gripe, e 59 espécies de vírus foram neutralizadas pelo anticorpo. Apenas uma escapou do composto, e se trata de um vírus que não afeta humanos.
A pesquisa ainda está em estágio inicial e longe dos testes em pessoas, mas pode se tornar fundamental para sistemas de saúde ao redor do mundo em um futuro não tão distante.
Publicidade
Todos sabem que a chegada das mídias sociais mudou a forma de se relacionar no mundo. Com a popularização de...
Quando está caminhando, o neurocientista irlandês Shane O’Mara não permite que nenhum obstáculo atrapalhe seu...
Da Universidade Federal da Bahia diretamente para a Nasa, a agência aeroespacial americana, uma equipe de estudantes...
Em 1907, a estimativa sobre o índice de natalidade na Alemanha era tão alta quanto possível: as pesquisas sugeriam...
Tem horas que dá vontade de fugir desse planeta, não é mesmo? Infelizmente, ainda não é nada fácil sair por...
Há 90 milhões, a Terra era habitada por uma espécie de dinossauro recém descoberta, o Ulughbegsaurus...
Desde que começou a ser legalizada em diversos estados do país, a maconha e suas infinitas possibilidades vem se...
Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriram que frutas e vegetais crus podem ser melhores...
Cinco novas espécies botânicas de uma mesma família, quatro delas originárias da região do Espirito Santo, foram...