Inspiração

Maior coleção de textos budistas do mundo está disponível online

por: Redação Hypeness

Uma das maiores vantagens da internet é justamente a popularização do conhecimento, com diversos tipos de conteúdos acessíveis online e gratuitamente pelo mundo (veja exemplos aqui, aqui e aqui). Essa lista acaba de ganhar mais um documento. Trata-se da maior coleção de textos budistas.

Os arquivos foram digitalizados pela Buddhist Digital Resource Center (BDRC) e disponibilizados através do Internet Archive. Agora, mais de 11 mil documentos de origem budista podem ser consultados sem sair de casa, totalizando mais de 15 milhões de páginas.

Documentobudista

Segundo o My Modern Met, o público pode acessar documentos tão diversos quanto manuscritos feitos em folha de palmeira na Tailândia, textos em sânscrito do Nepal, e toda a coleção tibetana da Biblioteca Nacional da Mongólia.

Documento budista que data dos séculos 11 e 12

Jeff Wallman e Jann Ronis, diretores-executivos do BDRC, falaram sobre a iniciativa ao Internet Archive: “A missão fundadora da BDRC é disponibilizar os tesouros da literatura budista para todos na internet. Nós reconhecemos que você não pode preservar a cultura; você só pode criar as condições certas para a cultura se preservar. Esperamos que disponibilizando esses textos através do Internet Archive, possamos estimular uma nova geração a usá-los”.

Para acessar todos os textos digitalizados, clique aqui.

Publicidade

Fotos: BDRC e Internet Archive


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho