Inspiração

Manaus ganha abrigo para refugiados venezuelanos LGBTI

por: Redação Hypeness

Assim como aconteceu com Roraima, Manaus é procurada por mais de 80 mil refugiados venezuelanos em busca de melhores condições de vida.

Diante das preocupações com a segurança destas pessoas, que já sofreram ataques em outras cidades do Norte do Brasil, a capital manauara recebe um abrigo voltado exclusivamente à população LGBTI+ de refugiados.

A proposta, inédita no Brasil, pretende auxiliar na proteção dos migrantes contra preconceitos como a xenofobia e a homofobia, comuns dentro dos abrigos. O espaço será coordenado pela ONG Manifesta LGBTI+, com apoio do Ancur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados).

A ação é um aceno para a garantia da proteção de refugiados venezuelanos

Desde setembro, a Casa Miga abriga seis lésbicas e uma travesti venezuelana e um brasileiro. São dois casais e duas solteiras. A rotina do dia a dia consiste na divisão de tarefas domésticas e ajuda conjunta no pagamento das despesas da casa, que é mantida através de doações.

Como aconteceu com outros refugiados venezuelanos, duas lésbicas que moram na Casa Miga, acamparam na Praça Simón Bolívar em Boa Vista e depois de serem encaminhadas para um abrigo do governo federal, finalmente desembarcaram em Manaus, fugindo de ameaças por causa da orientação sexual.

Existem diversos relatos de homofobia em abrigos no Norte do Brasil

“Aqui temos mais liberdade para sermos quem somos. Na Venezuela não podíamos demonstrar amor. Até nos abrigos sofremos preconceito de outros venezuelanos”, explicou à Folha de São Paulo a barbeira Yelitza Ricardo, 34.

Apesar da ausência de dados oficiais sobre a quantidade de pessoas LGBTI+ no Brasil, o Ancur reconhece a incidência de casos de violência nos abrigos. Além da casa inaugurada em Manaus, Roraima possui 5.500 migrantes distribuídos em 13 espaços.

Publicidade

Fotos: (João Machado/Acnur Divulgação)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Técnica de enfermagem adota senhora com câncer após abandono familiar