Tecnologia

Não é culpa sua: smartphones foram mesmo projetados para viciar

por: Redação Hypeness

Sabia que você interage 2.617 vezes com o celular por dia? Foi até mesmo criado um nome para o medo de ficar longe do aparelho: nomofobia. E, embora existam até mesmo animações que brincam com o vício em smartphones, a verdade é que essa dependência não é culpa sua. Os dispositivos foram mesmo projetados para viciar.

A boa notícia é que você pode criar uma relação mais saudável com a tecnologia seguindo alguns passos simples, como detalha Tristan Harris, fundador do movimento Time Well Spent, em um vídeo publicado pela página do Facebook Vox.

Smartphone com dezenas de notificações de aplicativos

Segundo o especialista, aplicativos para smartphone são programados seguindo preceitos bastante similares aos de uma máquina de caça-níqueis. Eles oferecem notificações randômicas que fazem com que o usuário tenha intersse em lê-las rapidamente para descobrir sobre o que se trata: será uma notícia boa ou ruim?

Outra técnica bastante repetida é o uso de cores chamativas para seduzir as pessoas – é por isso que as notificações são normalmente mostradas em vermelho no canto superior do ícone do app. Além disso, a rolagem infinita de páginas como no Facebook, por exemplo, ou a reprodução automática de vídeos, como no Youtube ou Netflix, servem de armadilhas ao nos oferecer uma falsa sensação de autocontrole.

Afinal, não há um ponto final onde possamos nos deter e tomar uma decisão consciente se queremos realmente continuar acessando aquele conteúdo.

via GIPHY

Veja algumas das dicas de Tristan para driblar o vício e desenvolver uma relação mais saudável com a tecnologia:

  1. Desligar todas as notificações automáticas
  2. Colocar a tela do smartphone em preto e branco
  3. Deixe apenas apps essenciais em sua tela inicial

 

Para saber mais, acesse o vídeo publicado pela Vox, em inglês, clicando aqui.

Leia também: Como curar o vício de crianças em smartphones em 10 passos simples.

Publicidade

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos