Debate

Neymar vai ser julgado por fraude e pode pegar até seis anos de prisão

por: Redação Hypeness

Neymar vai ser julgado por três juízes na Espanha e pode pegar até seis anos de prisão pelo crime de fraude durante sua contratação junto ao fundo brasileiro DIS, então responsável por 40% de seus direitos federativos.

De acordo com pessoas com trânsito na Audiência Nacional espanhola, José María Vázquez Honrubia enviou o processo à Sala Penal de Audiência Criminal para que seja distribuído em uma das sessões.

O Juizado Central do Penal é responsabilidade do juiz Vazquez Honrubia e se encarrega de apreciar apenas processos que pedem aos acusados penas maiores de cinco anos de reclusão. E como prevê a Justiça na Espanha, o tempo de reclusão obriga a presença de três juízes durante o julgamento, ainda sem data definida.

Além de Neymar, estão sendo processados seus pais e os ex-presidentes do Barcelona e do Santos, Sandro Rosell e Odilio Rodrigues. A Justiça acusa as partes de inflacionar o custo da contratação do atleta, avaliada em 350 milhões de reais.

A transferência de Neymar do Santos para o Barcelona está na mira da Justiça da Espanha

A Promotoria de Audiência Nacional pede ainda o pagamento de multa de 42 milhões de reais. Vale lembrar que em janeiro passado, Neymar escapou de ser enquadrado no crime de corrupção. No entendimento da Justiça espanhola, o delito foi cometido no Brasil.

Por meio de nota, assessoria de comunicação da NR Sports – responsável pela gerência da carreira do atleta do PSG, disse não ter recebido notificação oficial sobre o caso. Contudo, existe a expectativa de uma decisão favorável ao jogador.

“Ao se declarar incompetente para julgar o caso, o juiz Jose María Vázquez Honrubia, reforça o pedido que foi negado à defesa do atleta Neymar Jr. que contestava competência desta corte em julgar o caso. Consequentemente todos pedidos e atos praticados por essa corte tornam-se nulos. Conclusão: Fica claramente demonstrado que a Espanha não tem jurisdição para julgar a demanda da DIS”, encerra.

A assessoria de Neymar está aposta em decisão favorável ao jogador

A contratação de Neymar pelo Barcelona junto ao Santos em 2013 gerou uma série de debates sobre possíveis fraudes. Logo de cara, o Barça divulgou nota atestando que a transação teria custado 57,1 milhões de euros ao clube catalão. 40 milhões para a família de Neymar e 17,1 para o Santos.

Para a Justiça da Espanha, o verdadeiro valor é de 83,3 milhões de euros. O grupo DIS, que recebeu 6,8 milhões de euros, acusa o Barcelona e Neymar de ocultação do valor real da negociação.

Neymar se defendeu das alegações dizendo se confiar cegamente em seu pai e que apenas se concentra em jogar futebol.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O ‘hambúrguer de laboratório’ tem inúmeros problemas e precisamos falar sobre isso