Ciência

Nova pesquisa comprova cientificamente que homens com barba são ‘mais atraentes’

por: Vitor Paiva

Se a barba está evidentemente na moda entre os homens, a verdade é que ela jamais de fato deixou de ser uma tendência, e tal fato possivelmente vai muito além de uma mera inclinação estética. É o que afirma uma vasta pesquisa publicada no Journal of Evolutionary Biology: a comprovação científica de que homens com barba são mais atraentes para mulheres em geral. A pesquisa contou com 8.500 participantes do sexo feminino, e se baseou em uma metodologia bastante literal, através de avaliações de fotos de homens de barba feita, cinco dias depois de se barbearem, dez dias depois, e finalmente com a barba grande, um mês após a primeira foto.

Ciência comprova que barba é mais atraente

E o resultado é realmente inquestionável: segundo a pesquisa, todas as mulheres preferiram os homens de barba. Na ordem de avaliação, quanto mais barba, mais atraente – as fotos melhor avaliadas foram as dos homens com barba grande, em seguida com a barba já cheia, seguida das fotos de homens com a barba por fazer. As fotos sem barba simplesmente não foram selecionadas.

A avaliação das mulheres participantes da pesquisa foi unânime

Segundo os pesquisadores, ainda que elementos como um maxilar forte possam indicar saúde e testosterona, a barba se pronuncia como um símbolo para relações a longo prazo. “Elas indicam a capacidade do homem de obter sucesso na competição social com outros homens”, afirma a pesquisa. Seja qual for o motivo, quem estiver à procura de uma relação firme, melhor abandonar o barbeador.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vídeo mostra polvo mudando de cor enquanto sonha; assista.