Fotografia

O contraste impactante entre os dois mundos em que vivemos é o tema desta série fotográfica

por: Redação Hypeness

Se você ainda duvidava do poder social da fotografia, é bom dar uma olhada no projeto Dollar Street, que clica crianças de diferentes realidades com seus brinquedos favoritos, ou analisar as impactantes fotos vencedoras deste prêmio de fotojornalismo. Os fanáticos por história podem até preferir imagens do dia-a-dia das Panteras Negras nos anos 60 e 70. Difícil mesmo é ficar imune ao poder de um bom clique.

Esse é o recurso utilizado por Uğur Gallen para evidenciar as diferenças impactantes entre mundos contrastantes. De um lado, pessoas de classe média vivendo normalmente. De outro, vidas marcadas pela guerra e pela violência.

De um lado, menina fantasiada de Mulher Maravilha; do outro, uma menina da mesma idade bastante suja e aparentando estar machucada

“Eu vivo na Turquia, que está localizada ao lado de uma das regiões mais perigosas no mundo moderno. O contraste entre esses territórios reflete dois mundos diferentes para mim, o que me inspirou a retratar isso em meu trabalho”, destaca Uğur em um texto escrito para o Bored Panda.

Confira algumas das imagens impactantes reunidas pelo artista:

De um lado, fotógrafos vestidos socialmente se preparam para resgistrar um evento; do outro, uma fileira de homens aparece em uma área descampada com vendas nos olhos.

De um lado, a famosa foto do prisioneiro Ali Shallal al-Qaisi sendo torturado; do outro, uma imagem de Jesus.

De um lado, a capa do disco Abbey Road, dos Beatles; do outro, pessoas carregam sacolas enoromes sobre suas cabeças em uma área desértica.

De um lado, a imagem de um barco cheio de refugiados; do outro, um iate.

De um lado, um pai e seu filho brincam com um drone; do outro, um pai carrega uma criança morta nos braços.

De um lado, uma cidade moderna; do outro, uma cidade destruída sendo observada por um homem com vestes militares.

Menino posa segurando um livro de um lado e uma arma de outro.

De um lado, criança brinca em meio a escombros; do outro, um menino brinca em frente à Torre Eiffel.

De um lado, uma pessoa encapuzada abraça uma criança em uma área cercada por arame farpado; do outro, um homem toca violão ao lado de um menino.

Publicidade

Fotos:  Uğur Gallen/Reprodução Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Anta albina é fotografada em reserva ambiental no interior de São Paulo