Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Los Angeles resolveu encarar os atos do passado e removeu uma estátua homenageando Cristóvão Colombo. A imagem do navegador italiano estava exposta há 45 anos no Grand Park, centro da cidade norte-americana.
A decisão da retirada do monumento partiu das autoridades da cidade dos anjos e segue uma moção aprovada ano passado pedindo a substituição do Dia do Descobrimento pelo Dia dos Povos Indígenas.
Vereador eleito e membro da Nação Wyandot de índios norte-americanos, Mitch O’Farrell celebra a mudança de pensamento que gerou a remoção da estátua. Para o parlamentar trata-se de “passo natural nos avanços para eliminar a falsa narrativa de que Colombo descobriu a América. Além disso, o próprio Colombo foi responsável por genocídios e suas ações contribuíram para o maior genocídio jamais registrado. Não é preciso homenagear sua imagem em lugar nenhum”, finalizou.
A decisão incluiu ainda a exclusão do Dia do Descobrimento
Quem também enxergou com bons olhos a saída de cena do monumento em homenagem à Colombo foi a ex-secretária de Comércio dos Estados Unidos. Hilda Solís é membra do conselho do governo de Los Angeles.
“A estátua de Cristóvão Colombo reescreve um capítulo manchado da história, que carrega com um falso romantismo a expansão dos impérios europeus e a exploração dos recursos naturais e dos seres humanos”, declarou à NBC.
A ex-secretária de governo seguiu ressaltando a importância da reparação de erros cometidos no passado.
“Assim, a remoção da estátua de Colombo do Grand Park é um ato de justiça reparadora que honra e abraça o espírito resistente dos habitantes originais de nosso município. Com a sua retirada, começamos um novo capítulo em nossa história em que aprendemos com os erros do passado para que não estejamos condenados a repeti-los”.
Historiadores enxergam Colombo com um verdadeiro genocida
Por outro lado, o vereador Joe Buscaino, com ascendência italiana, não gostou nada da notícia e do cancelamento do Dia de Colombo. “Com ou sem Colombo, os italianos continuarão a celebrar seus sacrifícios e contribuições para este grande país e nossa grande cidade”, disse Buscaino.
Considerado por muitos o ‘descobridor da América’, Cristóvão Colombo, na verdade, foi responsável por um verdadeiro genocídio. A biografia Colombo – As Quatro Viagens, aponta que o Novo Mundo foi concebido debaixo de mentiras, traições e fraudes.
A biografia escrita por Laurence Bergreen revela que Colombo provocou o suicídio de mais de 50 mil nativos e mortes que podem ultrapassar as 12 milhões de pessoas.
Publicidade
O Senado Federal aprovou o texto base do chamado PL da Lei das Fake News nessa semana. A nova lei tem causado muita...
A prisão de Paulo 'Galo' Lima, ativista que assumiu participação no ato que incendiou a estátua do Borba Gato, tem...
Eduardo Costa pediu desculpas, Fernanda Lima não aceitou e vai entrar com processo. O cantor sertanejo terá que...
Morta depois de encalhar na praia de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a carcaça de uma baleia jubarte...
Não é de hoje que a imprensa se vale de difamações deselegantes e métodos no mínimo questionáveis, com pouca ou...
36 mil pés de maconha, equivalentes a mais de 12 toneladas da planta, foram apreendidos junto de 120 quilos de...
A semana mal tinha começado e as redes sociais se agitaram em função do vazamento de um vídeo íntimo supostamente...
Ao menos 700 crianças permanecem separadas dos pais na fronteira dos Estados Unidos com o México. Mesmo sob vigência...
Se você volta e meia sente que está sendo manipulado quando passa horas pendurado em seu smartphone, como se sua...