Sustentabilidade

‘Passa a água e fica a sujeira’: Morador de Blumenau cria filtro para bueiro

por: Joao Rabay

O entupimento de bueiros por lixo é um dos grandes problemas das cidades brasileiras, e resulta nas nada agradáveis enchentes. E o catarinense Tiago dos Santos decidiu criar um filtro que evita o problema.

O morador de Blumenau é sócio de uma loja de molduras chamada Top Quadros e se incomoda bastante ao ver o lixo que é carregado pela enxurrada em direção ao bueiro próximo da loja.

Preocupado com o meio ambiente, Tiago, que diz realizar outras ações ambientais na cidade, explicou ao Jornal de Blumenau que o sistema já é utilizado em vários países e que passou um ano pensando em implementa-lo. Ele colocou uma placa ao lado do bueiro em que está escrito “A água passa, o lixo fica e o rio agradece”.

Temos que pensar local, para atingir o global. O plástico é um dos grandes causadores de poluição. A xepa de cigarro, por exemplo, feita de fibra sintética, derivado do plástico, se degrada em partículas menores e acaba sendo alimento de animais na natureza”, afirmou.

O sistema, que nada mais é que uma combinação de grades, agradou vereadores de Blumenau, e Tiago os convidou para estudar formas de implantar o projeto em outros pontos da cidade.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Tiago dos Santos


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colgate lança escova dental de bambu natural certificado