O jovem que transformou a bagunça de seu companheiro de casa em uma galeria de arte poderia ser classificado como um verdadeiro visionário. Afinal, a ciência aponta que os bagunceiros podem mesmo ser mais criativos do que o time da organização (e copiar trabalhos dos outros também ajudaria a estimular a criatividade…).
A pesquisa que salva os bagunceiros foi realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, coordenada pela psicóloga Kathleen D. Vohs. Segundo ela, quem é avesso à organização pode se transformar em um funcionário mais criativo, o que é ótimo em profissões como marketing, administração, comunicação ou áreas relacionadas às artes.

Mãos trabalhando em um computador colocado em uma mesa completamente desorganizada
Para chegar a essa conclusão, os autores realizaram experimentos em salas organizadas e bagunçadas, com participantes de perfis distintos. Segundo eles, seria mais produtivo ter uma sala desorganizada no início de um projeto e arrumada no final. Isso acontece porque os primeiros passos são geralmente aqueles que envolvem mais criatividade, enquanto as etapas finais costumam ser focadas na produção.
“Estar numa sala limpa parecia incentivar as pessoas a fazer o que era esperado delas. Já os ambientes desordenados estimularam a criatividade, e os participantes apresentavam mais ideias”, destacou Kathleen em um artigo publicado no ScienceDaily.
Leia também: Cursos online e gratuitos sobre criatividade de diversas universidades do mundo