Criatividade

Por que os bagunceiros podem ser funcionários mais criativos

por: Redação Hypeness

O jovem que transformou a bagunça de seu companheiro de casa em uma galeria de arte poderia ser classificado como um verdadeiro visionário. Afinal, a ciência aponta que os bagunceiros podem mesmo ser mais criativos do que o time da organização (e copiar trabalhos dos outros também ajudaria a estimular a criatividade…).

A pesquisa que salva os bagunceiros foi realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, coordenada pela psicóloga Kathleen D. Vohs. Segundo ela, quem é avesso à organização pode se transformar em um funcionário mais criativo, o que é ótimo em profissões como marketing, administração, comunicação ou áreas relacionadas às artes.

Mãos trabalhando em um computador colocado em uma mesa completamente desorganizada

Para chegar a essa conclusão, os autores realizaram experimentos em salas organizadas e bagunçadas, com participantes de perfis distintos. Segundo eles, seria mais produtivo ter uma sala desorganizada no início de um projeto e arrumada no final. Isso acontece porque os primeiros passos são geralmente aqueles que envolvem mais criatividade, enquanto as etapas finais costumam ser focadas na produção.

Estar numa sala limpa parecia incentivar as pessoas a fazer o que era esperado delas. Já os ambientes desordenados estimularam a criatividade, e os participantes apresentavam mais ideias”, destacou Kathleen em um artigo publicado no ScienceDaily.

Leia também: Cursos online e gratuitos sobre criatividade de diversas universidades do mundo

Publicidade

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Madame Gambá’ é indiscutivelmente a rainha do Youtube