Ciência

Primeiros bebês com genes editados do mundo já nasceram segundo este cientista chinês

por: Redação Hypeness

Um cientista chinês garante que gêmeos nasceram após terem os genes editados. He Jiankui disse que alterou os embriões para sete casais durante o tratamento de fertilidade. Segundo ele, o objetivo é criar resistência a possíveis infecções provocadas pelo vírus da Aids.

Embora represente um avanço sem precedentes para a medicina, a informação não foi publicada em revistas especializadas ou confirmada por outros cientistas. Para um setor da ciência, não é seguro dizer que os genes foram editados.

A informação foi revelada pela AP. Segundo a agência de notícias, o cientista é especialista em física e não tem vivência com experimentos humanos. As meninas com o DNA supostamente alterado são as gêmeas Lulu e Nana.

A conquista divide opiniões no mundo da ciência

“Sinto uma forte responsabilidade de não apenas fazer uma primeira [pesquisa], mas também torná-la um exemplo. A sociedade decidirá o que fazer a seguir”, declarou.

Por outro lado, nomes como o doutor Eric Topol – diretor do Scripps Research Translational Institute, na Califórnia, encara a descoberta com muitas ressalvas. “Isso é prematuro demais, estamos lidando com as instruções de operação de um ser humano. É um grande negócio”.

A resolução do quebra-cabeça para a edição de genes ficou mais fácil nos últimos anos. A ferramenta CRISPR-cas9 possibilita a operação do DNA para fornecer um gene necessário ou desativar um que cause problemas.

A possibilidade é vista com otimismo por George Church. O geneticista da Universidade de Harvard, defende a edição de genes para o HIV. “Acho que isso é justificável”.

O pesquisador chinês estudou nas universidades de Rice e Stanford, nos Estados Unidos. Shenzen abriu na terra natal um laboratório na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto anuncia recriação de odores da Europa do século 16 e vira piada nas redes