Debate

Projeto cria banca de verdade, mas apenas com jornais e revistas repletas de fake news

por: Vitor Paiva

Elas não são verdadeiras, mas têm pautado a vida real de um jeito terrível: nenhum assunto é hoje mais urgente e complexo do que as famigeradas fake news. Ao longo do tempo, notícias falsas já alteraram o correr da história diversas versas, mas com a internet as fake news se tornaram mais eficazes que a própria realidade, manipulando a verdade na direção dos interesses mais escusos.

Dispositivos foram desenvolvidos para tentar combate-las, dicas foram reunidas para saber como identifica-las, mas a verdade é que a mentira se tornou a grande pauta – e, para denunciar tal questão, uma banca de jornais em Nova Iorque decidiu tirar as fake news da virtualidade da internet e traze-las para o mundo real.

A banca de fake news em Nova York

A ideia do projeto “The News Stand” (um trocadilho que, em inglês, significa “A Banca de Jornal” e, ao mesmo tempo, “As notícias permanecem”) é expor os perigos e males da disseminação de notícias falsas imprimindo-as em jornais idênticos aos reais – e, com isso, ajudar as pessoas a também identifica-las.

Alguns dos exemplos de jornais criados com notícias falsas para o projeto

Assim, imitando à perfeição formatos de jornais e revistas que existem, todas as publicações na banca estão recheadas com notícias falsas – uma banca inteira com somente as mais notórias fake news dos EUA.

Jornal com notícia falsa sobre a relação entre Hillary Clinton e os russos

Outro jornal com fake news sobre democratas obrigando cristãos a usarem insígnia

A candidatura do ator Bill Murray à presidência do país, a presença de analgésicos na água, militantes que receberam milhares de dólares para protestar contra Donald Trum, essas são algumas das mentiras que estampam as notícias na banca de jornal. O projeto aconteceu no último dia 30 de outubro, em uma esquina em Nova York, em uma parceria entre uma agência de publicidade e publicações e jornalistas, a fim de distribuir um guia para que o público pudesse reconhecer as fake news.

O guia desenvolvido para o projeto para identificarmos as fake news

Para saber mais sobre o projeto e baixar os kits e guias, acesse seu site.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Suprema Corte do México ordena que ministério regulamente maconha medicinal