Os Estúdios Maurício de Sousa têm tratado de deixar a Turma da Mônica bem moderna: seja através do app que reúne todo o acervo de revistinhas, do filme em live action, da contribuição sobre a importância da diversidade ou mesmo de histórias sobre temas atuais, como o incêndio no Museu Nacional.
Mas agora uma versão extraoficial trata de dar outro toque contemporâneo aos tão amados personagens: falamos da Turma do Morro, criada pelo jovem artista Gabriel Jardim. Com apenas 24 anos, Gabriel, que se define como “quadrinista em progresso”, viu sua criação viralizar e receber dezenas de milhares de curtidas em menos de 24 horas depois de publicada no Twitter.

A turminha do Bairro do Limoeiro foi reimaginada vivendo na periferia de alguma grande cidade brasileira, e até seus nomes foram estilizados para seguir a pegada: Monicat, DJ Cebola, Maga Li e MC Cascão foram os apelidos criados por Gabriel, que vive em João Pessoa e é formado em Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba.
Inspirado pelo funk e pela ‘cultura do morro’, Gabriel pegou carona nas imagens de Anitta, MC Pocahontas, DL Kalfani e MC Guimê para desenhar, respectivamente, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão – ou Monicat, Maga Li, DJ Cebola e MC Cascão, é claro.
A repercussão bombástica na rede social impressionou Gabriel, que foi perguntado sobre a possibilidade de desenhar outros personagens da Turma da Mônica para inseri-los no universo da Turma do Morro. Para acompanhar os próximos passos dessa saga, basta segui-lo no Twitter ou Instagram.




